Editorial

Editorial

Das coisas que precisam ser socializadas 

Pegando como gancho uma nota da colega e amiga, Daniela Freire, em sua coluna no Jornal de Hoje, sob o título “Pressão do jaleco”, onde ela diz que continua sendo forte a pressão feita por determinado setor da medicina na hora de fechar contrato com o governo do estado, e que o problema tem levado os governos do Rio Grande do Norte a verdadeiros transtornos com as imposições absurdas de valores elevados, sugiro ao leitor a leitura do artigo do secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, publicado neste domingo na Tribuna do Norte, sob o título “Por uma saúde digna e cidadã”.

Só a título de ilustração, Lagreca afirma em determinado momento de seu texto o seguinte:

Neste espaço de tempo me deparei com situações de desabastecimentos hospitalares decorrentes de cancelamentos de empenhos e certames licitatórios vazios, processos em recuperação das suas origens e ainda paralisações de serviços que necessitavam regularizar as suas cobranças e contratos. Estas coisas são difíceis de serem compreendidas, mas precisam ser socializadas.

Não a toa chegou em boa hora a decisão do Tribunal de Justiça do estado em normatizar a formação e o funcionamento da Câmara Técnica que será voltada para auxiliar a instrução e o julgamento de demandas relacionadas com a saúde.

A Câmara Técnica será responsável pela elaboração de documentos técnicos e especializados na área da saúde, com o fim de auxiliar magistrados na formação de um juízo de valor, por ocasião da apreciação de questões clínicas apresentadas nas ações judiciais, envolvendo a assistência à saúde pública, na forma da Recomendação nº 31/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

É como costuma dizer Ricardo Lagreca, saúde não se faz com gambiarras. Saúde se faz com planejamento e sem açodamento para que se promova efetivamente uma saúde digna e cidadã para o povo do Rio Grande do Norte.

 

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com