Geral

Bola mucha: Após prisões, EUA dizem investigar a Copa no Brasil

Está no G1

O diretor do Internal Revenue Service (IRS), espécie de Receita Federal dos Estados Unidos, Richard Weber, resumiu o esquema de corrupção envolvendo Fifa, Conmebol, Concacaf e empresas de marketing esportivo como “Copa do Mundo da fraude” e disse que a Fifa “levou cartão vermelho”. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, Weber mandou recado aos envolvidos no caso, enquanto a procuradora-geral dos EUA, Loretta Lynch, revelou que o processo de escolha do Brasil como sede do Mundial do ano passado – feita em 2007 – também está sendo investigada, mas não apresentou nenhuma irregularidade até o momento.

Entretanto, segundo a investigação, houve problemas na escolha da sede da Copa de 2010, na África do Sul, na eleição presidencial da Fifa e na venda de direitos da Copa América. De acordo com Lynch, o suposto esquema de corrupção que envolveu dirigentes da Fifa, Conmebol, Concacaf e empresas de marketing esportivo ocorreu “ano após ano, campeonato após campeonato”. Loretta Lynch afirmou que US$ 110 milhões (R$ 349,5 milhões)  foram usados apenas no esquema envolvendo a Copa América Centenário, que ocorrerá no ano que vem no próprio país.

– O esquema envolve altos executivos e outra agências, e milhões de dólares no que diz respeito a pagamento de propinas. Um esquema de corrupção que parece se estender ao longo de décadas, ano após ano, campeonato após campeonato. Em 2016, vamos receber a Copa América e será a primeira vez que ela ocorrerá fora da América do Sul. O que deveria ser uma mostra de amizade entre os países, se tornou um processo que envolveu milhões de dólares – disse Lynch.

O diretor do FBI, James Comey, deixou claro que a investigação da polícia dos EUA continuará em andamento, avisando que este “é apenas o começo” do esforço contra a corrupção no mundo do futebol.

– O futebol é um belo jogo, o gramado está disponível para todos, ricos ou pobres, homens e mulheres. Mas o jogo foi sequestrado. A vítima verdadeira é o futebol. Essas pessoas conseguiram tirar muito dinheiro graças ao amor que esse esporte desperta – lamentou Comey.

A investigação acusa empresas de marketing esportivo de pagamento de propina a confederações que detêm esses direitos, e não pesam acusações ou suspeitas sobre empresas de mídia do mundo todo que compraram desses intermediários os direitos de transmissão das partidas e campeonatos.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com