Política

E agora José: Procuradoria pede ao STF inquérito para investigar senador Agripino Maia

Está no G1

A Procuradoria Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito para investigar o senador José Agripino Maia (RN), presidente do DEM, por suposta prática de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O pedido da PGR é resultante de investigações da Operação Lava Jato, que apura desvio de recursos e corrupção na Petrobras. De acordo com o pedido, as investigações apontaram que o senador combinou pagamento de propina com executivos da OAS, uma das empreiteiras alvo da Lava Jato. O dinheiro teria sido desviado da obra do estádio Arena das Dunas, em Natal.

Ao G1, o senador José Agripino disse que se colocará à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos. “Apesar de achar essa acusação absolutamente absurda, descabida e inveridica, eu me colocarei à disposição do Judiciário para promover os esclarecimentos que forem necessários”, declarou. O G1 busca contato com a assessoria da construtora OAS, mas não tinha conseguido até a última atualização desta reportagem.

Para a procuradoria, o inquérito não tem relação direta com a Lava Jato e, por isso, não deve ficar com o ministro Teori Zavascki, relator no Supremo Tribunal Federal dos casos relacionados à operação.

Com isso, Teori Zavascki enviou o pedido de investigação para o presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski, a fim de que ele determine a distribuição do caso para um novo relator.

Outro caso
Em março deste ano, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de inquérito para investigar se Agripino Maia cometeu crime de corrupção passiva. Na ocasião, o pedido também foi feito pela Procuradoria Geral da República.

Em acordo de delação premiada, o empresário George Olímpio afirmou que pagou R$ 1 milhão ao senador para tentar implantar o sistema de inspeção veicular no estado, governado peloDEM. As informações foram veiculadas no Fantástico no fim de fevereiro.

Na época, o senador disse por meio de nota desconhecer “as razões que estejam ensejando a reabertura deste assunto”.

“Este assunto, tratado em 2012, gerou processo de investigação pela Procuradoria Geral da República que, em 31 de outubro de 2012, o arquivou pela ‘inexistência de indícios, mínimos que sejam, que confirmem a afirmação de que o Senador José Agripino Maia teria recebido doação eleitoral ilícita do grupo investigado na operação Sinal Fechado'”, afirmou o senador na nota.

Foto reproduzida da internet

Share Button

3 Responses to E agora José: Procuradoria pede ao STF inquérito para investigar senador Agripino Maia

  1. ANTONIO BERNARDINO disse:

    Todos potiguares já conhecem o Senador José Agripino, aquele que em Brasília pousa de bom moço, bom caráter, mas nó fundo é o político mais corrupto do nosso Estado, é do mesmo naipe de Demóstenes Torres, aponta o dedopara todo mundo, mas esq

  2. ANTONIO BERNARDINO disse:

    Todos potiguares já conhecem o Senador José Agripino, aquele que em Brasília pousa de bom moço, bom caráter, mas na realidade é o político mais corrupto do nosso Estado, é do mesmo naipe de Demóstenes Torres, aponta o dedo para todo mundo, mas esquece que um dia suas falcatruas, que estão ocultas pela grande imprensa, possam aflorar e lhe colocar numa situação constrangedora, pois é esse cidadão que fala mal do Governo trabalhista, que fica vociferando para todos os lados, foi pego com a boca na botija, e agora José você vai ter muito o que explicar para o povo Norte Riograndense. Só lhe digo uma coisa nós não somos Ronaldo Caiado, Carlos Sampaio ou Roberto Freire para defender suas armações não, queremos esclarecimento dos fatos, e tenho quase certeza de que é verdade, por isso devemos banir este mentecapto da política e botá-lo na cadeia para ele deixar de lorota no Senado Federal. Explique-se José, Explique-se o povo que saber quanto você levou na mão grande.

  3. Nilson Moura Messias disse:

    O caso Zé Agripino, se assemelha ao de Eduardo Cunha. A oposição golpista e a mídia ficou com a broxa da mão. Aqui no estado, os “honestos” e pig potiguar, principalmente uma blogueira chamada Thaisa, ficaram com, a mesma, cara de pau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com