Política

Ministro procura Temer para explicar conversa com Renan sobre Lava Jato

Está no G1

O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, procurou o presidente em exercício Michel Temer na noite deste domingo (29), no Palácio do Jaburu, para explicar o teor da conversa com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na qual criticou a condução da Operação Lava Jato pela Procuradoria Geral da República (PGR), informaram assessores do Palácio do Planalto.

Reportagem exclusiva do Fantástico revelou neste domingo gravações na qual Fabiano Silveira, além criticar a PGR, dá conselhos a Renan Calheiros e ao ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado – ambos investigados no esquema de corrupção que atuava na Petrobras. A conversa foi gravada por Machado, novo delator da Lava Jato, em 24 de fevereiro.

Segundo o G1 apurou, no encontro deste domingo com o ministro da Transparência, Temer avaliou que o caso de Fabiano Silveira é “menos grave” que os áudios do ex-ministro do Planejamento Romero Jucá (que também criticou a Lava Jato e sugeriu um “pacto” contra a operação e acabou deixando a pasta) e, além disso, é preciso esperar a repercussão política do conteúdo da conversa do ministro da Transparência para tomar alguma medida.

Em razão deste áudio, o Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical) – entidade que representa os servidores da extinta Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tesoureiro Nacional – cobrou nesta segunda, por meio de nota, a “exoneração imediata” do ministro.

Além disso, servidores da pasta fizeram, também nesta segunda, um protesto para pedir a saída de Fabiano Silveira. No ato, os servidores lavaram as escadas do prédio que abriga o órgão.

Gravações
Cerca de três meses antes de assumir o Ministério da Transparência, Fabiano Silveira esteve em uma reunião na residência oficial de Renan Calheiros na qual a Operação Lava Jato foi amplamente discutida.

Segundo Sérgio Machado, delator da Lava Jato que fez gravação, a conversa ocorreu em 24 de fevereiro. No encontro, relatou o ex-presidente da Transpetro, eles conversaram sobre “as providências e ações que ele estava pensando acerca da operação Lava Jato”.

Machado disse que participaram dessa conversa duas pessoas que ele disse serem “advogados de Renan”. Um deles, segundo Machado, se chama Bruno, e o outro, Fabiano.

Machado disse: “no inicio relatei aos advogados sobre o que ocorreu em minha busca e apreensão”.  Na revelação mais importante, o ex-presidente da Transpetro diz que, no encontro, ele e os presentes trocaram “reclamações gerais sobre a Justiça e sobre a Java Jato”.

Sérgio Machado gravou a conversa. Participam da reunião, além dele e Renan Calheiros, Bruno Mendes, advogado ex-assessor de Renan, e Fabiano Silveira. Ou seja, o atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, encarregado de combater a corrupção no governo federal, participou de uma conversa em que, segundo Sérgio Machado disse aos investigadores, foram feitas críticas à Lava Jato e à Justiça.

Além disso, é possível entender que Fabiano orienta Renan e Sérgio Machado sobre como se comportar em relação à Procuradoria Geral da República (PGR). A qualidade do áudio é ruim, há varias pessoas na sala, mas é possível identificar as vozes de Machado, de Renan Calheiros, de Fabiano Silveira e de Bruno Mendes.

 

 

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com