Editorial

Editorial

Natal comprova seu viés de independência

Quando Aluizio Alves perdeu a briga paroquial para Dinarte Mariz e foi cassado pela ditadura que apoiava, fazendo parte da Arena Verde, passou a integrar o MDB e nas eleições de 1970 colocou Henrique Alves, seu filho, para disputar o mandato de deputado federal. O argumento era votar no filho, já que o pai não poderia ser votado. Daquele ano da conquista do Tri pela seleção brasileira se passaram 44 anos e a cada Copa do Mundo Henrique acumulava mais uma eleição, completando 11 mandatos como deputado federal.

O que poderia ser uma demonstração de força política foi sempre ofuscado pela sombra do maior líder popular do nosso estado. Henrique nunca conseguiu romper o antigo epiteto de “É o filho”, da primeira eleição. Para isso ele precisaria, imagina ele, passar por uma eleição majoritária, quando as qualidades pessoais são comparadas diretamente com os opositores, diferente de uma eleição proporcional, como a de deputado, onde cada qual cuida dos seus votinhos, sem um confronto direto entre os oponentes.

Por duas vezes Henrique tentou ser prefeito de Natal, mas nas duas acumulou derrotas que marcaram a sua vida pública. Natal parece não querer o filho de Aluízio, isso é fato.

Nestas eleições para governo, Henrique tenta mais uma vez passar na prova de uma eleição majoritária, concorrendo ao governo do estado. Após costurar o maior acordão da nossa história política, reunindo em seu palanque todos os ex governadores e mais de 100 prefeitos, retirando do páreo todos aqueles que poderiam frustrar seu objetivo, como a vice prefeita Wilma de Faria e a atual governadora, Rosalba Ciarline, Henrique se depara com o velho fantasma da sua rejeição pelo eleitor da capital do estado.

Natal parece que não muda sua opinião sobre o filho de Aluízio e isso foi comprovado mais uma vez na recente pesquisa da Seta/Nominuto onde os dois principais concorrentes ao governo, Robinson e Henrique aparecem empatados, com a ressalva de que Robinson figura com viés de crescimento, enquanto Henrique tem caído nas intenções de voto do eleitor. É, parece que Natal comprova mais uma vez a sua marca de ser de oposição, mas principalmente, de rejeitar Henrique Alves.

A conferir nas urnas!

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com