Política

O acórdão dos fakes, por Alex Medeiros

Está no blog de Alex Medeiros hospedado no portal Noar.com

O nome do documento é “Acórdão nº 746/2014”, um recurso do Tribunal Regional Eleitoral confirmando acatamento de representação dos advogados do deputado Henrique Alves contra postagens no Twitter a partir de perfis falsos, os tais fakes.

Os doutos defensores do candidato do PMDB partiram para combater os perfis @DepCopaDoMundo e @PintaNatalense, que durante os meses de junho e julho, em plena Copa da FIFA, postaram mensagens que se supõem desonrar Henrique Alves.

Li atentamente o documento do TRE, o “Acórdão”, e fiquei abobalhado com a tempestade feita pelos advogados no copo d’água das piadinhas dos fakes. Pior é fazer o caso tomar o tempo precioso de um plenário de juízes a debater coisa tão pouca.

Qual o crime se um perfil falso posta coisas assim: “estão dizendo que a rejeição de Suárez, mesmo depois da mordida, é menor que boy Henrique” ou “acabei de encontrar Miguel Mossoró, ele veio dar dicas de promessas e propostas”?. Será o Xeleléu?

Crime contra a honra de alguém fez o antigo perfil @Xeleleu, que agredia as pessoas pelo nome próprio e não por um apelido a despertar carapuças, como no caso em tela. Afinal, o termo “deputado Copa do Mundo” vem desde os tempos do Diário de Natal.

Criado não se sabe mais por quem, o epíteto para Henrique foi popularizado ao longo do tempo pelo jornalista Cassiano Arruda, que assina a coluna mais lida do estado desde quando o deputado sequer imaginava um dia se tornar genro do dono da Roda Viva.

Na decisão do TRE em mandar cancelar no Twitter o perfil @DepCopaDoMundo, li várias vezes as mensagens que os advogados de Henrique acusam de agressão à honradez do seu cliente, como “a educação vai bem, eu estudei fora, meu bem”.

Outras pérolas do grave crime dos fakes: “cansei de ser deputado federal… agora quero ser governador!”, “qual o meu hospital favorito em Natal? Promater, porque lembra prometer”. Sequer criatividade e humor existem nas postagens, que são pra lá de bobas.

Um casal de jovens é citado na representação como administradores dos dois endereços e o criador do @PintaNatalense é localizado em São Paulo informando que vendeu o perfil, que estaria agora sob o domínio e administração de um “blogueiro de Natal”.

Particularmente, acho que o setor jurídico da campanha de Henrique Alves deveria se preocupar muito mais com endereços reais no Twitter, de jornalistas e blogueiros que diariamente fazem denúncias gravíssimas contra o candidato e os seus aliados.

Correr atrás de fantasmas de Internet me parece uma perda de tempo tão grande, o que geralmente acaba em alguns micos como a caçada ao perfil @MayaraPetruso, que odeia nordestinos (ainda está no ar), e que jamais existiu, nem existe, como pessoa física.

O perfil fictício da presidente Dilma Rousseff, @dilmabr (Dilma Bolada), é mais agressivo com os adversários dela e do PT do que os dois fakes protestados pelos três advogados de Henrique. Será que o trio já viu as acusações dos tuiteiros petistas?

Nos últimos dias, eu li no Twitter coisas do tipo “Henrique está para receber esse fim de semana 6 milhões de reais. Olho nele, PF” e “campanha do senhor Henrique Alves escondeu 2 milhões em espécie numa casa das imediações do Arena das Dunas”.

Outro tuiteiro publicou “o caso aguarda julgamento no TJ. Caso Henrique Alves perca, será um ficha-suja. Vc sabia?”. E mais outro aloprou “Diga não ao candidato do acordão da corrupção”. Uma dica aos advogados: acessem a tag #ForaHenrique.

Lá, vocês encontrarão centenas de perfis verdadeiros dizendo meia tonelada de desaforos bem mais pesados do que os fakes investigados. Imagem se Aécio e Marina tivessem que processar os milhares de perfis que recebem “mensalete” para agredi-los?

Se eu fosse um doutor do Tribunal Eleitoral, argumentaria com os colegas para gastar o precioso tempo da casa com coisas maiores e realmente perigosas. (AM)

Em tempo: clique aqui para conferir o texto no próprio blog de Alex

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com