Política

‘Assassinatos de líderes políticos são um atentado à democracia’, diz Raquel Dodge sobre morte da vereadora Marielle Franco

Está no G1

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou na manhã desta sexta-feira (16) que seu gabinete está acompanhando as investigações da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Para a procuradora-geral da República, o atentado contra líderes políticos e a corrupção são exemplos de atentado à democracia. Dodge falou à imprensa em Porto Alegre, onde tem reunião com integrantes do Ministério Público Federal (MPF) sobre os quatro anos de operação Lava Jato.

“Assassinatos de líderes políticos são um atentado à democracia. A vereadora Marielle era uma importante líder política no estado do RJ e era uma líder política, porque era defensora de direitos humanos, ela dava voz à comunidade, dava voz aos que não têm voz e conseguiu por sua atuação vibrante, expressiva, ser a voz da comunidade contra a corrupção policial, contra a corrupção de verbas públicas e estes dois temas estão unidos”, disse Dodge.

Dodge esteve no Rio de Janeiro na quinta, onde participou de uma reunião para acompanhar os trabalhos sobre o assassinato da vereadora Marielle e de Anderson. Para acompanhar o caso, procuradora-geral da República disse que seu gabinete instaurou um monitoramento das investigações que estão sendo feitas. A federalização do caso também está sendo avaliada, embora a expectativa seja de que não seja necessário, segundo Dodge.

“Temos um país em que o nível de impunidade ainda é elevado. A expectativa é de que acompanhemos todas as investigações com propósito de muita seriedade”, ressaltou.

Para a procuradora-geral da República, o atentado contra líderes políticos e a corrupção são exemplos de atentado à democracia.

“Os dois temas estão muito próximos e cabe aos Ministério Público cuidar de ambos. A democracia brasileira é forte, mas ela sofre riscos. A corrupção de verbas públicas, porque desvia recursos públicos, atenta contra a democracia, porque priva os cidadãos dos serviços públicos que deveriam ser financiados por estas verbas. Assim como o assassinato de defensores de direitos humanos e de líderes políticos atenta contra a democracia, porque a priva de vozes que clamam por valores claros à democracia, como a representatividade, a defesa de direitos, a contenção da força. E tudo isso é um papel também que o MPF tem que estar atento”, finalizou Dodge.

Crime

A vereadora foi morta a tiros dentro de um carro na Rua Joaquim Palhares, por volta das 21h30 desta quarta. Além de Marielle, o motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, também foi baleado e morreu. Uma outra passageira, assessora de Marielle, foi atingida por estilhaços. A principal linha de investigação da Delegacia de Homicídios é execução.

Segundo as primeiras informações da polícia, bandidos em um carro emparelharam ao lado do veículo onde estava a vereadora e dispararam. Marielle foi atingida com pelo menos quatro tiros na cabeça. A perícia encontrou nove cápsulas de tiros no local. Os criminosos fugiram sem levar nada.

Foto reproduzida da Internet

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com