Artigo

blogdobarbosa, 11 anos no ar com coragem e determinação

O blogdobarbosa está completando neste 13 de agosto 11 anos no ar com coragem e determinação. Coragem por fazer um jornalismo sem amarras e determinação por continuar numa linha editorial independente, assumindo posições abertamente sem enganar o leitor.

Jornalismo pra mim é isso, não o vejo de outra forma. No dia em que eu não puder mais me expressar como cidadão e como profissional de mídia, estarei me censurando e usurpando a minha voz.

Não sou dono da verdade e muito menos tenho essa pretensão, mas tenho o direito de expressar a minha opinião sobre qualquer assunto, afinal, democracia pressupõe isso, e ainda vivemos num país democrático que espero continuarmos.

Sobre ser imparcial, já abordei este assunto em outras ocasiões, mas é sempre bom repetir antes que um aventureiro lance mão.

Vou citar um artigo publicado no Observatório da Imprensa há alguns anos para contextualizar o assunto:

‘O jornalista precisa ser imparcial!’ A teoria dita, o clichê copia e qual a reação da sociedade? Ela entende, aceita, é enganada ou não se manifesta? Outro questionamento: por que o jornalista precisa ser imparcial?

Começarei pelo último questionamento. Acredito que a resposta precisa ser contextualizada. Sendo assim, acredito que o jornalista precisa ser imparcial. Só que não acredito em imparcialidade nos dias atuais, sobretudo nos grandes veículos de comunicação? Alguém se arrisca em apontar a revista Veja ou a CartaCapital, por exemplo, como imparciais? Pelo contrário, elas adotaram suas posições político-ideológicas, sendo a primeira de direita e a segunda de esquerda. Mas, no fundo, perguntem aos editores dessas duas publicações e eles jamais assumirão as posições de suas revistas.

O que questiono é o motivo pelo qual os editores não admitem suas posições. Por que um veículo é imparcial? Para levar a informação da forma mais verdadeira e honesta para seu leitor, telespectador, ouvinte ou internauta. Porém, se ele esconder sua parcialidade não estará transmitindo uma notícia com interesses escusos escondidos? Não seria, então, mais honesto com seus públicos e com a sociedade que seu editorial fosse revelado? Seria uma forma, inclusive democrática, de interagir com seu público.

Acredito que a maior parte do público saiba que o veículo esteja sendo parcial. Mas creio que muitos não saibam e estejam sendo enganados. Assim, acredito que o mais correto seja que os veículos assumam sua postura: se for imparcial, que a mantenham; se for parcial, que a identifiquem.

Dito isto, devo dizer que o blogdobarbosa assume sua parcialidade e não engana seus leitores.

Um forte abraço aos assíduos leitores e aos que passam a acompanhar o blog!

Share Button

One Response to blogdobarbosa, 11 anos no ar com coragem e determinação

  1. Alob disse:

    Parabéns Barbosa! Que venham muitos outros anos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *