Editorial

blogdobarbosa faz 10 anos com muita luta, perseverança e acima de tudo liberdade de expressão

Luta, perseverança e acima de tudo liberdade de expressão. Estes são os eixos que movem este site durante estes 10 anos no ar de maneira continua e ininterrupta. A data – 13 de agosto – por si só já tem um significado especial, por ser o 13 o número do azar na crença popular, e agosto o mês do agouro na crônica política. Contudo, confesso sou descrente nestas coisas. Mas este 13 de agosto de 2017 tem um gostinho especial. É o dia dos Pais e, claro, sou o pai desta criança chamado blogdobarbosa.

Há exatos 10 anos o blog nascia por incentivos de colegas. Acabara de deixar a editoria Política do extinto JH Primeira Edição, jornal tablóide que marcou por fazer um jornalismo político diferenciado no Rio Grande do Norte. E como costumo dizer que tenho o jornalismo no sangue, decidi encarar o desafio e fazer um blog onde pudesse expor minhas opiniões de forma independente e transparente. Foi o que fiz. O resultado está aí!

Confesso que em determinadas ocasiões fui tentado a fazer um jornalismo de secos e molhados, mas resisti continuando na minha trincheira de luta pela democracia. Entendo jornalismo como uma profissão diferenciada das outras, sobretudo, pelo poder de informar e formar opinião. Não a toa à imprensa é considerada o quarto poder. Contudo, há de se dizer que a imprensa caiu na vala comum dos outros poderes, tendo em vista a mídia comprometida com o governo da hora. É correto afirmar isso. Mas não o jornalista. A mídia, enquanto empresa, pode ter caído no descrédito assim como os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Mas o jornalista sério, aquele que pauta a sua profissão na ética e na verdade, não. Esse jamais será desacreditado, pode até desagradar a muitos, mas jamais desacreditado.

Muitos leitores não entendem que jornalista pode opinar. Para estas pessoas o jornalista só tem que informar. Equívoco! Jornalista é formador de opinião e como tal tem direito a opinar. Não importa se quem está lendo o que ele escreve concorda ou não com ele, isso faz parte da democracia. O que não pode e não deve ocorrer é o jornalista servir de menino de recado e só escrever aquilo que só interessa a alguns. Daí meu caro leitor ter escolhido o meu próprio espaço.

Tenham todos uma ótima leitura!

 

 

Share Button

2 Responses to blogdobarbosa faz 10 anos com muita luta, perseverança e acima de tudo liberdade de expressão

  1. Maria Goretti FM Dias disse:

    Parabéns! Sucesso!!!!A luta é ardua, mas com ctz a vitória é gratificante!! A vida é assim eterna construção e reconstrução! Que venham muitos outros anos de sucesso! ????????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com