Política

Carmém Lúcia: `O Supremo examinará o HC assim que o relator, ministro Edson Fachin, levar em mesa à turma ou ao plenário´

Está no site Brasil 247

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta segunda-feira, 19, que a Corte está pronta para julgar o pedido de habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.”O Supremo examinará assim que o relator, o ministro Edson Fachin, levar em mesa à turma ou ao plenário”, afirmou, em entrevista à Rádio Itatiaia.

“É uma ação nobre, porque lida com a liberdade. Todo e qualquer cidadão, desde uma liderança tão importante como o ex-presidente como qualquer cidadão será julgado, ainda mais quando se tem um caso como este de tamanha envergadura”, acrescentou a ministra, ao falar que pedidos de habeas corpus têm preferência constitucional.

Carmen Lúcia também comentou a declaração que deu durante jantar com representantes da Shell, de que rediscutir a prisão em segunda instância seria “apequenar” o Supremo. “Levar de novo essa discussão ao plenário por um caso específico seria quebrar um princípio constitucional da impessoalidade. Não é por causa desta ou daquela pessoa que o Poder Judiciário vai colocar ou dar relevo a um tema”, disse a ministra.

A magistrada minimizou o encontro com Michel Temer no dia 10 de março, logo depois de o STF ter autorizado a quebra do sigilo bancário dele. “Foi uma conversa entre dois chefes de poderes. Eu recebo todas as pessoas que me procuram”, afirmou.

Foto reproduzida da Internet

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com