Editorial

Carnaval de rua não pode ter `currais´ transformados em áreas vips. Alô prefeito!

Sou um apaixonado por carnaval e tenho participado de algumas prévias de blocos em Natal. Confesso que tô vendo muita organização, sem brigas, policiamento ostensivo e muita tranquilidade para se brincar. No entanto, percebi que alguns blocos, caso do “Segura que Deu Onda”, que trouxe na semana passada o famoso Patusco de Olinda, e neste final de semana o bloco “Enquanto Campos corre Sales só caminha”, privatizaram um pedaço do Largo do Atheneu onde ocorreram os shows patrocinados pelos dois blocos. Nada contra os blocos promoverem os shows, mas privatizar a via pública colocando grades de proteção como uma espécie de área vip para quem comprou abadá, isso é um absurdo.

Chamo a atenção do prefeito da capital potiguar, Carlos Eduardo Alves, e até do Ministério Público, que o direito de ir e vir do cidadão tem que ser respeitado. Não se pode privatizar vias públicas. Há alguns anos a prefeitura do Natal já foi objeto de questionamento no mesmo local. Antes colocavam tapumes. E quem não comprava a camisa dos blocos não tinha acesso ao local do show. Agora estão colocando grandes, uma espécie de área vip disfarçada para que ninguém ouse dizer que não vê o show. Ora, não se trata de ver ou não ver o show, ocorre que quem compra o abadá tem visão privilegiada num local que é público e que todos têm direito a esta visão privilegiada.

Caro prefeito, se o Sr quer mesmo revitalizar o carnaval de rua não pode permitir isso. Temo que qualquer bloco que contrate um show se veja no direito de privatizar a via pública também durante o carnaval e não só nas prévias. Acho que o bloco tem todo direito de promover um show com a arrecadação das vendas de camisas, mas desde que seja num local privado, tipo o América como era nos carnavais de antigamente. A rua é do povo, no melhor sentido da palavra. Como já dizia aquela música interpretada por Moraes Moreira: ” a praça Castro Alves é do Povo”. Aqui serve dizer que o Largo do Atheneu é do povo.

Não vejo isso em lugar algum do Brasil. Olinda, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, carnaval de rua se faz sem privatizar as vias públicas, do contrário o carnaval ficará elitizado. A prefeitura e o MP têm que tá atento a isso. O Largo do Atheneu, especificamente, está sendo privatizado nestas prévias de carnaval. Até o acesso aos bares está difícil. Espero e desejo que não ocorra isso durante o período de Momo.

Repito, nada contra os blocos que promovem shows, mas que faça isso num local privativo em que só tenha acesso quem comprou abadá. Levar o show pra rua e transformar pedaços da via pública em áreas vips é que não pode.

A título de exemplo de como deve ser feito, os organizadores dos Grandes Carnavais, no final de janeiro realizaram uma prévia na praia de Pirangi, litoral sul do estado. Lá, colocaram a banda para percorrer a praia e ao final, como ia ter shows fizeram isso num casarão a beira mar. Isso, sim, está correto. O que deveria ser feito aqui em Natal também.

A conferir!

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com