Editorial

Deu no Le Monde: Multidões seguem Lula em sua caravana

Lula é o cara, disse certa vez o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. E parece que é mesmo tal o seu carisma principalmente junto ao povo. Prova maior disso é a sua nova caravana pelo Nordeste do Brasil arrastando multidões conforme noticiou o jornal francês Le Monde

No Brasil, a velha mídia, liderada pela Globo, finge que não vê a viagem de Lula pelo Nordeste, onde ele tem dito em alto e bom som que será candidato a presidente.

Pode ser vista como um tipo de campanha, embora não seja para pedir voto. De qualquer forma, pela massa que tem mobilizado e pela repercussão na imprensa local, é notícia.

Como é notícia a campanha que João Dória tem feito pelo país recebendo títulos de cidadão em algumas capitais brasileiras, caso de Natal (RN), com uma diferença: João Dória foi eleito prefeito de São Paulo há menos de um ano e tomou posse há menos de oito meses e, portanto, deveria dedicar seu tempo à administração da cidade. Isso também é notícia. Por outro lado, Lula não recebe títulos de cidadão promovido por vereadores, alguns dos quais sob os olhos da justiça, mas títulos de doutor Honoris Causa de universidades por agradecimento que os seus governos fizeram pelo ensino superior no país.

Mas o jornalismo de guerra não registra os fatos como eles são. O Le Monde fez reportagem e poderia inspirar a velha imprensa brasileira. Mas não adianta. A velha imprensa faz negócios, não jornalismo. Para os negócios que realiza, a viagem do ex-presidente não desperta interesse, disse o portal Diário do Centro do Mundo.

O povo que se informe de outra forma. E ele tem se informado, principalmente pela imprensa progressista ou, diria, alternativa.

Fato é que Obama tinha razão quando disse que Lula “era o cara”. E digo mais: Lula só não será candidato à Presidência da República se não deixarem, ou seja, se as forças conservadoras e reacionárias deste Brasil varonil mandarem prendê-lo. Mas aí ele vira um novo Mandela.

A conferir!

Share Button

7 Responses to Deu no Le Monde: Multidões seguem Lula em sua caravana

    • Carlos A. Barbosa disse:

      Quem é você pra se reportar de forma grosseira à minha pessoa. Não lhe conheço e não lhe dou essa liberdade. Se você discorda do que escrevo isso faz parte da democracia, afinal, a democracia pressupõe a convivência dos contrários. Mas isso não lhe dar o direito de usar palavra chulas contra a minha pessoa. me faça um favor. Se não gosta do que escrevo trate de ler Veja, istoÉ e outras menos votadas que é isso que um leitor como o Sr merece ler

  1. Valdir Rocha disse:

    O senhor gosta de criminosos e de réus ?

    O senhor se orgulharia de uma filho que responde a cinco processos e condenado em um ?

    O que o senhor acha de alguém que faz vaquinha para pagar suas contas e tem 9 milhões bloqueados por um juiz ?

    O que o senhor acha de um servidor público que mora de graça em um sítio por 9 anos, coloca quadros, pedalinhos e diz que não é dele ?

    O que o senhor acha de alguém que adultera número de apartamento, passa a ser dono de uma cobertura, que sua mulher orienta a reforma, inclusive com elevador de 70 mil e reforma de 800 mil, em um apartamento de 700 mil, feitos por uma construtora que acusa o meliante de ser o real dono do imóvel ?

    O senhor acha que uma construtora vai fazer uma reforma de 800 mil em um apartamento que vale 700 se não fosse para um político ?

    Se orienta rapaz !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com