Política

Em nova fase da Lava Jato, PF mira contratos da Odebrecht com subsidiárias da Petrobras

Está no site Congresso em Foco

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (21) a 52ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Greenwich. São cumpridos um mandado de prisão preventiva, outro de prisão temporária e nove de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro, Recife e Timbaúba (PE).

De acordo com a PF, a Odebrecht pagou propina a funcionários da Petrobras em troca de contratos com subsidiárias da estatal, como a Petroquisa (Petrobras Química S/A). Os repasses ilícitos foram feitos em espécie e em remessas para contas bancárias no exterior. As contratações eram direcionadas com o estabelecimento de parâmetros que só poderiam ser atendidos por empresas da Odebrecht.

“O esquema criminoso identificado em várias oportunidades em contratações da Petrobras se repetiu também em suas subsidiárias”, diz a PF.

O nome Greenwich remete a uma das contas bancárias mantidas no exterior e destinada ao recebimento de valores indevidos e transferidos pelo grupo empresarial a funcionários de subsidiárias da Petrobras em troca da “defesa” de interesses da Odebrecht nas contratações.

As investigações apontam para a prática de diversos crimes como a fraude em processos de contratação, corrupção, crimes financeiros e lavagem de ativos. Os presos serão escoltados para a sede da Polícia Federal em Curitiba, onde permanecerão à disposição do juiz Sérgio Moro.

Foto reproduzida do Congresso em Foco
Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com