Política

A jogada chicaneira de Cármen Lúcia para prender Lula, apoiada pela Globo

Está no Diário do Centro do Mundo

por Rodrigo Vianna

Cármen Lúcia estava há semanas sob pressão da Globo. Era mais uma ministra “que faz a diferença” (recebeu o prêmio da emissora, chancelando o acordo tácito entre Justiça e império midiático).

 

Mas nas últimas horas, havia outra pressão: feita pelos ministros que ainda não se dobraram ao golpe.

A emissora não quer que o STF reveja a decisão (absurdamente inconstitucional) que permite prender réus após julgamento em segunda instância.

Na undécima hora, pautou não as ADCs (que gerariam uma discusão em tese, afastada da ação específica de Lula), mas sim o Habeas Corpus pedido pela defesa do ex-presidente. O HC será julgado na quinta.

Trata-se de clara jogada chicaneira.

Os ministros terão que votar com a faca no pescoço, sob pressão da Globo, que teria designado um de seus sócios (João Roberto Marinho) nas últimas horas para articular uma saída que permita a prisão de Lula.

O que se imagina? Nas ADCs que seriam levadas a plenário a pedido de Marco Aurélio, o placar provável seria de 6×4 – impedindo assim a prisão na segunda instância. E assim seria porque é o que diz a Constituição. Nada mais que isso. Lula permaneceria solto.

Mas como Cármen deixou a discussão em tese pra lá, e levou à pauta o HC, podemos ter novidades ao gosto da Globo… A ministra Rosa Weber, por exemplo, que nas ADCs pretendia engrossar a nova maioria contra prisão em segunda instância, pode adotar outro discurso no debate sobre o HC: “Ora, a decisão que vale atualmemte permite a prisão, então não há porque dar o HC. Posso até rever isso mais adiante; mas nesse momento o mais adequado é que se cumpra a prisão”.

Teríamos então o seguinte quadro:

– Facchin, Barroso, Fux, Alexandre e Rosa (contra o HC)

– Marco Aurelio, Lewandowski, Toffoli e Gilmar (a favor do HC).

E Celso de Mello? Esse em tese já avisou que é a favor de respeitar a Constituição, permitindo prisão só após trânsito em julgado.

Mas e se Celso tiver sido “convencido” (da mesma forma que Rosa) a votar contra o HC agora, e deixar pra fazer essa discussão em tese depois?

Nesse caso, teriamos 6×4 contra o HC. E Cármen poderia manter-se olimpicamente “impedida” de atuar na ação que envolve o primo dela Sepúlveda Pertence (advogado de Lula)

Lula seria preso.

Algumas semanas depois, Celso e Rosa voltariam ao leito teórico ao qual se filiam, e as ADCs iriam a julgamento.

Mas aí Lula já teria sido preso, filmado e fotografado para desfrute da família Marinho.

Se Celso resistir, teríamos um curioso 5×5 – e aí Cármen talvez seja convocada a votar – revendo seu “impedimento”.

Esse parece ser o jogo…

A consequência? Lula preso na segunda; logo depois a interpretação muda para salvar Temer, Moreira – e quem sabe até Aécio.

Cármen joga pra torcida, joga para a Globo.

Resta saber se Celso de Melo também se rendeu ao mesmo jogo.

Nesse caso, teríamos o golpe completo – com a Globo, com o Supremo e com tudo.

Espero estar errado.

Foto reproduzida do DCM

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com