Política

Lula sobe em pesquisa do mercado após manobra judicial que impediu sua candidatura

Está no Blog Falando Verdades

No calor do imbróglio jurídico que quase culminou em sua soltura no último domingo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viu o nível de apoio à sua candidatura atingir o maior patamar em um mês. Segundo pesquisa feita pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) entre 9 e 11 de julho, a oitava por encomenda da XP Investimentos, o líder petista tem 30% das intenções de voto na única simulação de primeiro turno que considera sua candidatura. Condenado em segunda instância pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e preso há mais de três meses, Lula corre risco de ver sua candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa.

O desempenho de Lula representa uma oscilação positiva de 2 pontos percentuais em relação ao levantamento da semana anterior, dentro da margem de erro máxima de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo da pesquisa. Foi a terceira vez que Lula atingiu 30%, sua máxima na série XP/Ipespe, iniciada em maio. Logo atrás neste cenário, aparece o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), com 20% das intenções de voto, mesmo patamar da semana anterior. A ex-senadora Marina Silva (Rede) tem 10%, ao passo que os ex-governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e do Ceará, Ciro Gomes (PDT), aparecem com 7% cada. Brancos, nulos e indecisos somam 15%.

Como o movimento de Lula se deu dentro da margem de erro, é necessário monitorar o desempenho do petista nas próximas pesquisas para saber se, de fato, ele cresceu. Mesmo que sua candidatura seja avaliada como improvável no meio político, o desempenho do ex-presidente pode ser importante indicativo de seu poder de transferência de votos na disputa.

Foto reproduzida da Internet

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com