Política

Moro ouve novamente dono de apartamento vizinho ao de Lula investigado pela Lava Jato. Há controvérsias

Está no G1

O empresário Glaucos da Costamarques, réu em um processo da Operação Lava Jato, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi interrogado pelo juiz Sérgio Moro, na manhã desta sexta-feira (15). Além dele, Moro também  ouviiu o contador João Muniz Leite. A audiência começou às 10h.

Os dois falaram a respeito das divergências entre o Ministério Público Federal (MPF) e a defesa de Lula, sobre uma série de recibos que comprovariam o pagamento de aluguéis de um apartamento vizinho ao que o ex-presidente mora, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

O imóvel é um dos alvos do processo em que Lula e Costamarques são réus. De acordo com o MPF, o empresário adquiriu o apartamento com dinheiro da Odebrecht, com o objetivo de repassá-lo sem custos ao petista. Seria parte de uma propina da empreiteira ao ex-presidente, por ter supostamente atuado a favor da empreiteira em contratos com a Petrobras.

A defesa de Lula, no entanto, contesta essa versão e apresentou uma série de recibos, datados entre 2011 e 2015, em que estariam comprovados os pagamentos dos alugueis a Costamarques. Os recibos são em nome da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que firmou o contrato junto ao empresário, que assinou os documentos.

O MPF, por sua vez, entrou com um pedido na Justiça para que a origem desses recibos seja investigada. Para os procuradores, os documentos são ideologicamente falsos, ou seja, foram produzidos para dar aparência de legalidade a atos ilegais.

O advogado de Costamarques afirmou que o cliente assinou parte desses recibos quando estava internado no Hospital Sírio-Libanês. A versão da defesa do empresário é a de que o advogado de Lula, Roberto Teixeira, visitou o empresário e pediu para que ele assinasse os papeis. Dias depois, o contador João Muniz Leite, que atendia a Lula e a Costamarques, foi ao hospital com uma série de recibos, que foram assinados.

Na terça-feira (12), a defesa de Lula apresentou o resultado preliminar de uma perícia informal feita nos recibos. Segundo os advogados do ex-presidente, o laudo indica que os recibos são originais e autênticos. A defesa também diz que os recibos foram assinados em datas diferentes, o que contradiz a versão de Costamarques.

Foto reproduzida do G1

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com