Geral, O Baú de um Repórter

O Baú de um Repórter

A profissão de jornalista é muito interessante. A gente costuma presenciar coisas que jamais imagina na vida, até mesmo um simples ato de uma pessoa que hoje é a figura mais importante do país. Falo do presidente Lula. Vamos ao fato:

O dia em que Lula sem cerimônia trocou de camisa num banheiro público em Natal

Trabalhava no jornal Diário de Natal como repórter de Política. Lula cogitava ainda ser candidato pela primeira vez à Presidência da República e visitava o Rio Grande do Norte. Era um domingo, dia de folga no jornal mas mesmo assim fui pautado pelo editor, o meu amigo Luciano Herbert, para fazer a cobertura de um ato político que o então sindicalista iria participar em Natal. O evento aconteceu no ginásio Sylvio Pedroza, no Colégio Estadual Atheneu Norte-riograndense.

Eu e Carlos Santos, repórter fotográfico do DN chegamos ao local onde haveria a reunião política por volta das 11h. Lula ainda não havia chegado. Os organizadores do evento vinham com ele de Mossoró de carro. Antes Lula havia estado na cidade oestana do Rio Grande do Norte. A expectativa era grande com a sua chegada.

Por volta de 12h chega Lula acompanhado dos dirigentes petistas no Rio Grande do Norte. Desce do carro e segue para dentro do ginásio onde é ovacionado pelos presentes. Alguns vestiam uma camiseta escrito Lula Presidente. Antes mesmo de Lula começar a falar, foi lhe entregue uma camiseta destas. Lula então não contou conversa. Perguntou onde ficava o banheiro e foi colocar a camisa.

Por coincidência nesse mesmo momento eu me encontrava no banheiro e percebi que Lula tirou a camisa sem nenhuma cerimônia e vestiu a camiseta que lhe deram. Pena nessa hora Carlos Santos não estar por perto porque sem dúvida era um momento para uma foto.

Muitos dirão que isso não é nenhuma informação relevante. Até concordo, mas o propósito do Baú de um Repórter é levar ao conhecimento dos leitores os bastidores da notícia. Daí, a meu ver a importância de se relatar fatos que não foram notícias.

Hoje, certamente, qualquer ação de Lula os fotógrafos estão atentos, afinal o homem é presidente da República. Na época como era só um sindicalista, apesar de um grande líder sindical, suas ações não fossem tão importantes como essa de trocar uma camisa num banheiro público. Mas o registro está feito, mesmo sem imagem, mas como repórter e dentro das minhas lembranças dos tempos de Redação não poderia deixar de  falar nisso.

Obs do Blog: O web-leitor que quiser conhecer outras memórias deste escriba é só ir em BUSCA na coluna à direita e digitar uma palavra-chave tipo Baú

5 Responses to O Baú de um Repórter

  1. Antonio carlos disse:

    qual foi mesmo a surpresa ou algo diferente nesse conto ? Lula ou manoel,D.maria trocar uma camisa num banheiro é noticia porque ? se fosse fora do banheiro, seria o fato !

    • Carlos A. Barbosa disse:

      Caro Antonio Carlos. Percebo que vc não entendeu a minha colocação. Quando propus fazer o Baú de um Repórter fui claro nos meus objetivos. Falar daquilo que não foi notícia como é o caso agora. Coisas dos bastidores da notícia. Nesse caso, refiro-me a um fato corriqueiro, claro. Trocar uma camisa num banheiro público. Mas foi corriqueiro na época, porque se fosse hoje, Lula presidente da República, e um jornalista no mesmo banheiro que ele vendo-o trocar de camisa, certamente seria notícias em todos os jornais, inclusive com foto, concorda? Lembra da foto de Lula carregando um isopor na cabeça numa praia na Bahia? Se ele fosse um simples presidente de Sindicato a foto sairia? Jamais! Mas como é presidente da República, claro, a foto foi estampada em todos os jornais. Então, o objetivo dessa informação foi esse. Mostrar os bastidores da notícia e comparando as épocas. Feito o esclarecimento, espero que tenha entendido agora o espírito da coisa!

  2. Edivanir disse:

    Entendi, jornalista, sua intenção… eu tbm procuraria um banheiro mias proximo para trocar uma camisa, e sempre é um publico…graças a Deus nao tiraram foto do Lula se trocando, por que nem todo mundo quer ver um bucho de lama daqueles, rsrsrsss, acredito que agora, após alguns exercícios e cuidados com a alimentação, esteja em melhor forma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *