Artigo

Sábia decisão de Robinson em se desculpar por não se fazer entender. Tolerância zero ao crime, governador!

Todos sabem que a insegurança virou um problema crônico não só no Rio Grande do Norte, mas como de fato em todo o Brasil. A sociedade está refém da bandidagem. Já disse isso em um Editorial, ainda em 2014, que a insegurança é democrática. Tanto atinge pessoas de baixo poder quanto pessoas de alto poder aquisitivo. O setor segurança pública é diferente, por exemplo, do setor educação e do setor saúde, pois quem tem dinheiro está se lixando para a escola pública, porque tem condições de colocar seus filhos num colégio particular. Da mesma forma a saúde. Quem tem dinheiro tem um plano de saúde, no mínimo, quando não, paga as consultas e cirurgias de modo particular. Não depende da rede pública de saúde.

Pois é, volto ao tema porquanto a situação se agrava. Dia sim outro não as notícias sobre a criminalidade tomam conta das redes sociais, jornais impressos, e telejornais. Aliás, a crônica policial ganhou espaço nos últimos tempos. E não porque interessa a mídia divulgar notícias ruins, mas porque a violência banalizou e como tal virou informação cotidiana. Nós jornalistas gostaríamos de dar notícias boas, agradáveis, mas infelizmente o nosso papel é retratar os fatos de maneira nua e crua. É triste isso, mas é a realidade, é o mundo cão que estamos vivendo.

O problema da violência é complexo. Não vou dizer aqui que é um problema social – que é também – mas essa afirmação já virou chavão. Vou mais além: o problema da violência envolve também o Poder Judiciário que não dá celeridade aos processos acumulados em gabinetes de desembargadores. O problema da violência é gerado também por classes sociais abastardas que de uma maneira ou de outra financia o tráfico de drogas quando um filho de classe média ou da alta classe compra drogas para fazer festinhas particulares regadas a cocaína. E não venham me dizer que isso não é verdade, porque é com o dinheiro do tráfico que as quadrilhas compram armamentos pesados que matam cidadãos e cidadãs indefesos. Enquanto isso as polícias com armas obsoletas.

Contudo, quero aqui ser justo com o governador Robinson Faria,  quando utilizou as redes sociais para pedir desculpas à sociedade por uma declaração, certamente infeliz, ao dizer numa entrevista que a segurança era uma questão de percepção. De acordo com ele, o fato das pessoas nas redes sociais o criticarem por ter feito tal afirmação, lhe fez repensar chegando a conclusão de que precisava pedir desculpas por não se fazer entender. Um gesto nobre do governador, conforme reprodução da sua fala abaixo em sua conta no twitter.

O governador diz não estar satisfeito com a situação e, óbviamente, a sociedade. Robinson afirma ser tolerância zero  do seu governo ao crime. É isso exatamente que todos esperamos. Ninguém aguenta mais essa tensão de sair as ruas seja para o trabalho ou lazer pensando que a qualquer momento pode ser assaltado. As pessoas estão com medo, entidades de classe se pronunciam em notas rogando o fim da violência. É preciso fazer algo mais para dar cabo a essa insustentável situação.

 

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com