- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Sem reforma da Previdência, pode faltar dinheiro para segurança, saúde, educação e emenda parlamentar, diz Meirelles

Está no G1

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, falou nesta quinta-feira (8) que se a reforma da Previdência não passar, pode faltar dinheiro para segurança, saúde, educação e para emendas parlamentares.

A frase foi dita em um evento em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. No encontro com empresários, o ministrou falou sobre o cenário político e econômico do Brasil em 2018.

“Se a reforma não for aprovada, o que vai acontecer? Em 10 anos, as despesas da Previdência, que hoje são a metade do orçamento, vão ser 80%. Não vai ter dinheiro para segurança, para saúde, educação, também não vai ter para emenda parlamentar”, disse.

Meirelles ressaltou, na sequência, que a emenda parlamentar está prevista na Constituição e é legítima “desde que seja bem aplicado [o dinheiro distribuído na emenda], evidentemente”.

Nesta quinta-feira (8), o presidente do Senado, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) disse que se a reforma da Previdência não for votada em fevereiro, como quer o governo, pode ficar para o mês de novembro. Segundo ele, isso não seria uma “catástrofe” [2].

O presidente Michel Temer (PMDB) enviou na segunda-feira (5) uma mensagem ao Congresso Nacional na qual afirmou que “consertar” a Previdência Social é a “tarefa urgente” [3] do momento.

No evento em Nova Lima, Henrique Meirelles se mostrou confiante na aprovação da reforma que, segundo ele, deve ser votada no dia 19 ou no dia 20 de fevereiro. Nesta quarta-feira (7), o ministro disse que não há “plano B” caso a reforma não seja aprovada [4] na volta do recesso parlamentar.

O ministro também destacou que o efeito de não se reformar a Previdência será a logo prazo. “A reforma da Previdência não é algo que está sendo feito olhando para 2018. Do ponto de vista de equidade da Previdência, do equilíbrio fiscal. Ela é algo que vai fazer efeito ao longo do tempo”.

Para os empresários mineiros, Meirelles fez campanha pela reforma e pediu que eles liguem para os deputados mineiros para a aprovação do texto. “É importante que todo mundo que acha que a Previdência tem que ser aprovada, tem que ajudar. Liga para o deputado que conhece”, disse durante a palestra.

Sobre as eleições deste ano, o ministro disse que deve decidir se vai ou não se candidatar a algum cargo até 7 de abril, data limite para que qualquer pessoa que pretenda concorrer a algum cargo eletivo se filie a algum partido. Meirelles afirmou que, até lá, vai estar 100% focado no ministério.

Foto reproduzida da Internet

Share Button [5]