- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

`A Amazônia precisa ser protegida´, diz secretário-geral da ONU

Está no G1

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse estar profundamente preocupado com os incêndios florestais na floresta amazônica. Ele reforçou que não podemos mais arcar com os danos para uma das maiores fontes de oxigênio e biodiversidade.

Por sua parte, a presidente da Assembleia Geral da ONU, María Fernanda Espinosa, afirmou estar preocupada com os incêndios florestais pelo mundo e cobrou ações urgentes. Ela considerou que as florestas são cruciais para enfrentar a mudança do clima.

[1]

António Guterres@antonioguterres [1]

I’m deeply concerned by the fires in the Amazon rainforest. In the midst of the global climate crisis, we cannot afford more damage to a major source of oxygen and biodiversity.

The Amazon must be protected.

Nesta quinta-feira (22), a Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada à ONU, divulgou comunicado no qual alerta para o impacto dos incêndios florestais na mudança do clima e defendeu a utilização dos sistemas de monitoramento por satélite para orientar ações contra as queimadas.

Imagens da Nasa

Brasil e países vizinhos sofrem neste mês de agosto com o aumento das queimadas. A pluma dos incêndios foi vista em imagens de satélite, tanto aqueles usados pelo Inpe quanto os da Nasa.

No Brasil, de acordo com dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de queimadas aumentou 82% [2] em relação ao mesmo período de 2019 – de janeiro a 18 de agosto. Foram 71.497 focos neste ano, sendo que 13.641 ocorreram no Mato Grosso, 19% do total do país.

A Amazônia concentra 52,5% [3] dos focos de queimadas de 2019, segundo os dados do Programa Queimadas.

Chuva preta

Na segunda-feira (19), o céu em São Paulo ficou encoberto por nuvens e o “dia virou noite” a partir das 15h [4]. O fenômeno estava relacionado à chegada de uma frente fria e também de partículas oriundas da fumaça produzida em incêndios florestais.

Análises técnicas feitas por duas universidades mostraram que a água da chuva de cor escura, que caiu naquela noite, contém partículas provenientes de queimadas [5].


O deslocamento da nuvem de fumaça que chegou até São Paulo foi rastreado por diversos sistemas de monitoramento.

#PrayforAmazon

Taís Araújo, Leonardo DiCaprio, Lewis Hamilton e outras celebridades nacionais e internacionais usaram suas redes sociais [6] para fazer uma campanha pela preservação da Amazônia e comentaram o número crescente de queimadas na região.

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters


Share Button [7]