- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

A épica saga criada pelo escritor J.R.R. Tolkien `O Senhor dos Anéis´ parece saiu da ficção

A épica saga criada pelo escritor J.R.R. Tolkien “O Senhor dos Anéis” parece saiu da ficção e virou realidade com a guerra da Ucrânia, protagonizada pelo presidente da Rússia Vladimir Putin vivenciada nos dias de hoje.

A guerra é nefasta sob todos os aspectos, onde não há vencedores nem vencidos e só interessa aos tiranos. Desde novembro do ano passado, a comunidade internacional debate as ameaças de invasão russa na Ucrânia em uma discussão que envolve herança histórica e cultural e lembra conflitos da época da Guerra Fria. Pontos não resolvidos, até então, foram usados como justificativa para o ataque militar à Ucrânia.

O argumento usado por Putin para a invasão russa seria a expansão pelo oriente da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) – grupo criado em 1949, após a 2ª Guerra Mundial, para evitar o avanço da União Soviética ao ocidente. Com capital em Moscou, a União Soviética foi um país que existiu entre 1922 e 1991. Foi criada após a Revolução Russa de 1917, quando Lênin e o partido bolchevique derrubaram a monarquia russa e instalaram a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Na época da criação da Otan, a resposta dos soviéticos foi a criação do Pacto de Varsóvia, que funcionaria de forma semelhante ao grupo ocidental, com apoio mútuo entre os integrantes. Polônia, Alemanha Oriental e Bulgária foram alguns dos países que participaram. O Pacto de Varsóvia foi encerrado junto com a dissolução da União Soviética, no fim de 1991.

Putin vê suas ações como defensivas, pois a entrada da Ucrânia para um bloco abertamente hostil à Rússia como a Otan deixaria a Rússia encurralada geopoliticamente.

Contudo nada justifica uma guerra onde civis são mortos como idosos e crianças e famílias são obrigadas a se separarem. O Mundo hoje vive um filme antigo passado na década de 1940 com a ascensão de Adolf Hitler ao poder na Alemanha. E o pior, sob o medo de uma guerra nuclear.

Tenho visto muitos pontos de vista diferentes no decorrer destes dias sobre a guerra da Ucrânia, alguns deles com comparações que também não se justificam. Falo dos Estados Unidos, um país que costuma se intrometer na soberania de outros países, ou através de guerra, caso do Vietnã, Iran e Afeganistão, ou através de patrocínio de golpes militares, casos do Chile e do próprio Brasil, ou através de embargos, caso de Cuba. Da mesma forma digo que nada se justifica. A tirania é igual do mesmo jeito.

Como jornalista sempre defendi a liberdade de imprensa, o que Putin está cerceando. O governo russo ao aprovar uma lei que pode punir até 15 anos de prisão quem reportar sobre a guerra e a invasão da Ucrânia em território russo, está cerceando a liberdade de imprensa. Veículos da imprensa internacional anunciaram o fechamento de suas atividades na Rússia. Putin vê suas ações como defensivas, pois a entrada da Ucrânia para um bloco abertamente hostil à Rússia como a Otan deixaria a Rússia encurralada geopoliticamente.

Como contrainformação, o governo Putin, através de seu Ministério da Educação, chegou ao cúmulo de criar aulas digitais para que os alunos das escolas de todo o país “entendam o que é verdade e mentira” quanto ao avanço das tropas russas na Ucrânia, sob o ponto de vista russo.

Vi uma reportagem em que um jovem soldado russo foi capturado por forças ucranianas e disse, chorando, que fora enganado pelo governo, quando lhe disseram que ele iria apenas participar de um treinamento de guerra, e não de uma guerra para matar civis indefesos. Um outro soldado russo, também capturado pelos ucranianos, foi recebido com uma sopa e lhe foi permitido falar com a mãe. As forças ucranianas disseram que ele poderia ser repatriado, desde que sua mãe fizesse o pedido para não ter que ser preso pelo Exército russo.

São essas coisas que me fazem dizer que tirano é tirano seja em qualquer lugar do mundo, não há diferença. Temos um exemplo bem claro disso que se deixarem ele vai mais além do que foi. Não preciso desenhar o que estou dizendo.

A conferir!

Foto reproduzida da Internet
 

Compartilhe:
[1] [2]