- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Acidente em Capitólio: erosão e infiltração da chuva podem ter causado queda, dizem especialistas

Está no g1

O desabamento de um paredão [1] no lago de Furnas, em Capitólio [2] (MG), pode ter sido acelerado por erosão do solo e infiltrações de água das fortes chuvas que atingem todo o estado há dias, segundo especialistas.

Eles também destacaram o fato de que paredões e falésias costumam ceder naturalmente e, conforme o turismo avança, isso passa ser mais conhecido.

Para Joana Paula Sanchez, especialista em turismo geológico e professora da Universidade Federal de Goiás, um mapeamento técnico da região poderia ter evitado que pessoas estivessem tão próximas de uma área de risco.

Fábio Braz, da Sociedade Brasileira de Geologia, também acredita que as chuvas contribuíram para a queda. “Essa questão das chuvas muito intensas, por períodos muito longos, [faz] o solo se encharcar. O sedimento se encharca e não existe mais aquela penetração ao longo da superfície, então começa haver o escoamento”, explicou.

“Outra coisa que chama atenção é esse fraturamento horizontal”, destacou o geólogo. “Você vê que o bloco se desprende numa fratura praticamente em 90 graus. Você vê que começa a rachar horizontalmente na base e, depois, tem esse desprendimento verticalizado, quando o bloco tomba.”

O desabamento no começo da tarde de sábado (8) deixou 7 mortos, dezenas de feridos (4 ainda estão internados) e 3 desaparecidos.

A Marinha do Brasil informou que um um inquérito será instaurado [3] para apurar as causas e a Polícia Civil também também já investiga o caso. Além disso, a Marinha deve investigar se os barcos de passeio poderiam estar ali, dadas as condições climáticas e os alertas meteorológicos.

Imagem: WhatSapp/g1

Compartilhe:
[4] [5]