- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Agência Política Real, de Brasília, fala sobre sucessão no RN e repercute entrevista do senador Jean (PT) ao Blog

A Agência de Notícias Política Real, de um grupo de jornalistas que atua na cobertura do Congresso Nacional, deu destaque a entrevista do senador Jean (PT-RN), publicada aqui no Blog, numa reportagem sobre a sucessão estadual no Rio Grande do Norte. Confira:

A família Alves é uma referência na política do Rio Grande do Norte. Durante as últimas décadas alguns de seus membros ou comandaram o Estado ou comandaram a presidência da Câmara dos Deputados ou o Senado. Eles foram para o ostracismo ou por força da Operação Lava Jato ou por conta da onda anti política de 2018, mas agora podem voltar com protagonismo que pode ter influência nacional novamente.   A imprensa do Rio Grande do Norte anuncia que o deputado federal Walter Alves(MDB-RN) poderá ser vice-governador na chapa de reeleição da governadora Fátima Bezerra(PT) ou até o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves(PDT) poderá ser candidato a senador na chapa da também governadora.

Os dois Alves são primos mas de grupos políticos diversos. Walter Alves é filho do ex-senador Garibaldi Alves( MDB-RN), ex-governador do RN e ex-presidente do Congresso Nacional. O MDB é o partido que tem mais prefeitos no Estado. Walter Alves é presidente regional do MDB e junto o pai estão rompidos com Henrique Eduardo Alves (MDB-RN), ex-presidente da Câmara dos Deputados.

A reeleição de Fatima Bezerra é prioridade nacional do Partido dos Trabalhadores pois nenhum dos atuais governadores do PT no Nordeste é mais candidato à reeleição e devem postular outros cargos públicos.  Fátima Bezerra ainda não declarou apoio público a reeleição do senador Jean Prates (PT-RN), líder da Minoria no Senado e geram especulações sobre qual poderia ser o senador em sua chapa.

Em tese, segundo a imprensa do RN, não caberia a presença de dois Alves na chapa de Fátima Bezerra. Carlos Eduardo Alves(PDT) disputou a eleição ao Governo do Estado contra Fátima Bezerra em 2018 , mas os dois tem um histórico de apoios recíprocos.

A possibilidade de Carlos Eduardo Alves entrar na chapa de Fátima Bezerra enfraquece mais ainda a candidatura presidencial do ex-ministro Ciro Gomes(PDT) que vem sendo pressionado pelas bancadas do PDT nos estados.

O MDB do Nordeste tem muita simpatia, histórica, com a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Bolsonaro

Os ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e das Comunicações, Fábio Faria, disputam para serem candidato ao Senado e ainda não tem um nome certo para a cabeça de chapa. Sem nome certo, setores das oposições à Fátima Bezerra(PT) miravam ter Carlos Eduardo Alves como candidato porém a tendência, hoje, é outra.

A Política Real publica parte da entrevista do senador Jean Prates dada ao blog do jornalista Carlos Barbosa, um dos mais tradicionais da imprensa do RN. Ele comenta o “namoro” político do seu grupo com os Alves que poderá atingir sua pretensão à reeleição ao Senado:

blogdobarbosa: ……No RN fala-se numa aliança com o MDB do ex-senador Garibaldi Alves e até mesmo com o PDT do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. Essa discussão já teve início internamente no PT do estado ou só tá na imprensa?

Jean Prates– No PT do RN, que eu saiba, ainda não. A discussão interna sobre chapa majoritária foi programada para se iniciar agora em 2022. Portanto, a partir de agora. A imprensa, no papel que lhe cabe, tenta antecipar fases, candidatos e alianças que ainda não estão consistentemente configuradas. É claro que já houve muita conversa, em especial por parte de emissários da governadora, pois eles precisam sondar os ambientes. No caso do MDB, além dos entendimentos com o ex-senador Garibaldi Alves e o deputado federal Walter Alves, há conversas também em nível nacional. No caso do PDT, o processo é mais recente e mais complexo, dado o cenário nacional atual das siglas e o histórico recente do principal protagonista do PDT no estado, que há menos de 4 anos recomendava voto em Bolsonaro e execrava Lula e o PT publicamente. Vai precisar bem mais do que conversas de gabinete para convencer. No mais, já vamos percebendo a posição inevitável de alguns, normalmente mais coerentes, tanto para o lado governista quanto de oposição. Os blocos vão se formando. Somente aqueles tipicamente sem base ideológica ou programática, tendem a se “valorizar” flertando com ambos os lados até a última hora. Mas até isso também é natural, e tem riscos. Faz parte do processo político historicamente.

blogdobarbosa – Sobre isso, a imprensa fala que Carlos Eduardo Alves deseja ser o candidato a senador da governadora Fátima Bezerra, candidata a reeleição, e que ainda não teria se definido se sai candidato a governador ou a senatória, esperando uma definição de Fátima Bezerra e do PT. O que o Sr. tem a dizer sobre isso?

Jean Prates – Temos uma eleição desafiadora onde o objetivo principal nacional será vencer e superar o bolsonarismo. Para isso, concordo que é importante manter aberta a disposição do diálogo e podermos contar tanto com o MDB quanto com o PDT e outras siglas relevantes nesse arco de aliança. Sobre a cadeira no Senado, no entanto, mantenho a mesma posição de sempre: estou senador e tenho a legitimidade de buscar a reeleição. Por isso me coloco como pré-candidato ao Senado, trabalho e vou continuar trabalhando pra isso. A disputa pela cadeira do Senado só tem se verificado como a mais comentada por conta da pré-candidatura de dois ministros (em disputa acirrada pelo apoio de Bolsonaro). Mas é preciso lembrar que o PT vai precisar formar uma base sólida e, sobretudo, confiável para Lula poder governar. São 8 anos de mandato, e isso não pode ser tratado como moeda de troca para candidatos sem nenhuma identidade ou fidelidade programáticas, serem convencidos a deixar de concorrer ao governo. Isso seria diminuir e desprestigiar por demais a cadeira.

Veja AQUI [1] a íntegra da entrevista de Jean Prates no blogdobarbosa.   

( da redação com informações de assessoria e blog do Barbosa. Edicão: Genésio Araújo Jr.)

Foto reproduzida da Internet

Share Button [2]