- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Análise da pesquisa Consult/BlogdoBG parte II. O `fenômeno´ Carlos Eduardo Alves

por Carlos Alberto Barbosa

Analisando a pesquisa Consult/BlogdoBG divulgada no domingo (21) ainda não consegui entender o “fenômeno eleitoral” que se tornou o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, que, diga-se de passagem, está sem mandado há pelo menos cinco anos.

Considerando a pesquisa Consult/BlogdoBG anterior, divulgada no dia 20 de outubro, ou seja, há 1 mês, e com o senador Styvenson Valentin na disputa, a governadora Fátima Bezerra, candidata a reeleição, liderava com 30,65%, seguida por Carlos Eduardo Alves (21,24%), vindo Styvenson na quarta colocação pontuando 8,74%, atrás do prefeito de Natal, Álvaro Dias que tinha 11%.

Num período de trinta dias, sem que tivesse ocorrido nenhum fato novo, Carlos Eduardo Alves conseguiu empatar tecnicamente com a governadora Fátima Bezerra na corria sucessória. De acordo com a Consult, Carlos Eduardo Alves hoje tem 30,76% das intenções de voto contra 30% de Fátima Bezerra. Pela Consult, Fátima, candidata declarada a reeleição, continua estagnada na casa dos 30%, e nem começou a campanha Carlos Eduardo Alves que ainda não decidiu se sai candidato a governador ou a senador, já empatou com ela na corrida ao governo.

Deve-se ao “fenômeno”, segundo o instituto de pesquisa, o fato do senador
Styvenson Valentin não ter figurado mais na avaliação como candidato a governador. Aliás, um “fenômeno avassalador”. Em 1 mês sem que nenhum fato novo tivesse ocorrido, repito, Carlos Eduardo Alves conquistou todo o capital eleitoral de Styvenson, ou seja, os 8,71% de intenções de voto que o senador tinha na disputa ao governo do estado.

Levando-se em consideração que na pesquisa Consult anterior Carlos Eduardo Alves tinha 21,24% das intenções de voto e Styvenson Valentin 8,71%, e com a sua saída do páreo o ex-prefeito de Natal, mesmo sem mandato há cinco anos, ou seja, sem presença maciça na mídia, arrebatou para si nada menos do que 22,02 por cento das intenções de voto que seriam para o senador, há de se dizer que Carlos Eduardo Alves é um “fenômeno eleitoral” a ser estudado.

Mais ainda: na pesquisa para o Senado (estimulada), Carlos Eduardo Alves de acordo com a Consult também lidera, com 27,76%. Detalhe: a pesquisa não colocou o nome do ex-senador Garibaldi Filho que vem liderando em todas as pesquisas de intenção de voto já realizadas até agora.

Outra observação a ser feita é que a Consult não fez a avaliação espontânea para o Senado, aquela em que é perguntado ao entrevistado que “se a eleição fosse hoje você votaria em quem”?, sem citar os nomes dos prováveis candidatos”.

Ato falho ou estão querendo “fabricar” um candidato?

Foto reproduzida da Internet

Compartilhe:
[1] [2]