Está no g1
Um apagão durante a madrugada desta terça-feira (14) afetou o Distrito Federal e ao menos 20 estados, em todas as regiões do Brasil.
Além do Distrito Federal, foram registradas falhas nos estados de: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Segundo o Ministério de Minas e Energia [1], a falha foi causada por um incêndio na subestação de Bateias [2], em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). Mais cedo, as companhias de energia que atuam no país citaram uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN). Ainda não se sabe o que causou o incêndio.
Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS [3]) confirmou a ocorrência no SIN, provocando a interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga. “Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões”, diz o texto.
Segundo o governo, a distribuição de energia foi restabelecida.
Quase todo o Brasil é coberto pelo SIN, responsável pela transmissão de energia entre as regiões do país. São usinas, subestações e redes de distribuição que formam um único sistema de linhas de transmissão. Funciona sob coordenação do ONS.
O ONS e o ministério afirmaram que está programada uma reunião preliminar para identificar as causas ainda nesta terça-feira.