- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Após ter demissão anunciada por ministro, chefe da Apex cumpre ‘expediente normal’, diz assessoria

Está no G1

Um dia após ter a demissão anunciada [1] pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (Apex), Alex Carreiro, cumpriu “expediente normal” nesta quinta-feira (10), informou a assessoria do órgão.

Segundo a Apex, Carreiro realizou “despachos internos” e recebeu “autoridades de Estado”.

“A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (Apex-Brasil) esclarece que o presidente Alex Carreiro, nomeado para o cargo pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, cumpriu expediente normal na agência nesta quinta-feira (10/01), tendo efetuado despachos internos e recebido para audiências autoridades de Estado”, informou a Apex.

G1 questionou as assessorias do Ministério das Relações Exteriores e da Presidência da República sobre o assunto e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.

A Apex é vinculada à estrutura do ministério, e a posse de Carreiro no cargo, em 2 de janeiro, foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro [2].

Cabe à Apex promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Anúncio da demissão

A demissão de Carreiro foi comunicada na quarta-feira (9) por Ernesto Araújo no Twitter. Na mesma mensagem, o ministro disse ter indicado para o cargo o diplomata Mario Vilalva.

“O Sr. Alex Carreiro pediu-me o encerramento de suas funções como Presidente da APEX. Agradeço sua importante contribuição na transição e no início do governo. Levei ao PR Bolsonaro o nome do Emb. Mario Vilalva, com ampla experiência em promoção de exportações, para Pres. da APEX”, escreveu Araújo na rede social.

Ernesto Araújo não explicou o motivo da demissão, mas, segundo o jornal “O Globo”, o presidente da Apex só poderia permanecer no cargo se o estatuto da agência fosse alterado.

Isso porque, informou o jornal, ele não é fluente em inglês nem tem experiência [3] no setor público na área de comércio exterior.

Foto: Reprodução/Site da Apex

Share Button [4]