- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Após trapalhada, governo garante que política de preços da Petrobras não muda

Está no Blog do Valdo Cruz

Uma declaração do presidente Michel Temer gerou confusão logo cedo nesta quarta-feira (30) no mercado e obrigou o Palácio do Planalto a soltar uma nota [1] garantindo que a política de preços da Petrobras não será alterada.

A notícia de que Temer admitia reexaminar a política da estatal [2] veio um dia antes da greve dos petroleiros [3], que tem na sua pauta exatamente a modificação das regras de reajuste de preços da empresa.

Na terça-feira (29) à noite, foi divulgada entrevista do presidente à emissora pública TV Brasil, na qual ele tratava do tema. A fala de Temer deixou dúvidas se ele havia falado “não podemos reexaminá-la” ou “nós podemos reexaminá-la”. Consultada, a assessoria de comunicação do Planalto informou que ele havia dito “nós” podemos reexaminar a política de preços da Petrobras.

A informação gerou confusão no mercado e na própria estatal na manhã de desta quarta, levando o presidente Temer a chamar sua equipe de comunicação para dizer que ele havia dito “não podemos” reexaminar a política de preços e precisamos tratar com “cuidado” do assunto.

Em seguida, foi divulgada nota em que o governo elogia a atuação do presidente da Petrobras, Pedro Parente, e diz que as “medidas anunciadas [para acabar com a greve dos caminhoneiros] para garantir a previsibilidade do preço do óleo diesel preservaram, como continuaremos a preservar, a política de preços da Petrobras”.

A trapalhada do governo revela, na verdade, as pressões que estão sendo feitas para que o governo modifique a política de preços da estatal, o que está sendo descartado até aqui pelo presidente Michel Temer. Ele tem sido alvo de pedidos não só de mudanças das regras de reajuste da estatal como também de troca do comando da empresa.

Assessores do presidente afirmam que ele tem dito que não fará nem uma coisa nem outra e que sabe que a recuperação da Petrobras é um dos ativos de sua administração. E que não fará nada para colocar isso em risco. Tem explicado, porém, que foi obrigado a adotar medidas, que preservaram a estatal, para reduzir o preço do diesel e garantir mais previsibilidade no reajuste do produto a fim de encerrar a paralisação dos caminhoneiros.

Foto reproduzida da Internet
Share Button [5]