- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Bolsonaro deveria se comportar no Brasil como faz na Rússia

por Valdo Cruz, em seu Blog

Diante da proximidade das eleições deste ano, os aliados do presidente Jair Bolsonaro [1] estão cada vez mais irritados com o posicionamento negacionista em relação à vacinação contra a Covid-19 e comentam que ele deveria se comportar no Brasil como tem feito na viagem à Rússia.

Na chegada à Rússia, [2] Bolsonaro apareceu usando máscara e, segundo sua equipe, vai seguir as “recomendações” do governo russo de fazer vários exames e ficar confinado em hotel a maior parte do tempo possível até o encontro com o presidente local.

O presidente francês Emmanuel Macron [3] e o chanceler alemão Olaf Scholz [4] não quiseram fazer os testes cobrados pela Rússia e foram recebidos numa mesa gigante para evitar que ficassem próximos do presidente russo, Vladimir Putin [5].

Segundo aliados e interlocutores do presidente ouvidos pelo blog, Bolsonaro passa uma péssima imagem ao respeitar as regras sanitárias na Rússia, enquanto no Brasil ele faz questão de fazer exatamente o contrário.

“Ele deveria fazer aqui como está fazendo na Rússia, usando máscara, se submetendo a todos os testes exigidos pelo governo russo, tudo para tirar uma foto bem pertinho de Vladimir Putin [5]”, diz um aliado do presidente no Congresso que pediu para não ser identificado.

A expectativa, agora, é sobre o encontro desta quarta-feira (16) entre Putin e Bolsonaro: se eles vão estar próximos ou na mesa gigante em que Macron e Scholz foram recebidos.

O governo brasileiro espera que o encontro do presidente seja diferente dos anteriores. Essa esperança faz parte da estratégia do Palácio do Planalto de mostrar que Bolsonaro tem interlocução e é ouvido por um grande líder mundial.

Assessores e interlocutores do presidente têm defendido que ele mude o discurso em relação à pandemia do coronavírus, porque o negacionismo e a campanha contra a vacinação pode prejudicá-lo ainda mais nas eleições e afetar também as campanhas de aliados.

Defendem, inclusive, que ele se vacine, o que foi manifestado publicamente inclusive pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Foto: Valdenio Vieira/PR

Compartilhe:
[6] [7]