- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Cana, maquininha, fintech: veja caminho usado pelo PCC para lavar dinheiro no esquema bilionário, segundo investigação

Está no g1

O caminho do dinheiro do esquema bilionário comandado pelo grupo criminoso Primeiro Comando da Capital (PCC) no setor de combustíveis passava por toda a cadeia produtiva, começando no campo e indo até o coração do mercado financeiro [1] em São Paulo. As informações f [1]oram reveladas durante a maior operação contra o crime organizado do Brasil [2], que ocorreu na quinta-feira (28).

Os investigadores apontam que a facção chegou a controlar 40 fundos de investimento [3], com patrimônio superior a R$ 30 bilhões, usados para lavar dinheiro, blindar patrimônio e financiar a compra de ativos estratégicos, como quatro usinas de álcool, 1.600 caminhões de transporte e mais de cem imóveis de alto valor.

As investigações foram conduzidas por uma força-tarefa nacional envolvendo diversos órgãos, com destaque para a atuação conjunta do Ministério Público (MP), da Polícia Federal [4] (PF) e da Receita Federal [5]. A força-tarefa nacional contou com cerca de 1.400 agentes e mirou 350 alvos [6].

Os estados envolvidos são: São Paulo, Bahia, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Rio de Janeiro e Tocantins.

Produção de cana

Postos e maquininhas de cartão

Sistema financeiro

🔍 Fintech é a abreviação de “financial technology” (tecnologia financeira, em inglês). São empresas que oferecem serviços bancários e financeiros digitais, como transferências, emissão de boletos, cartões, pagamentos por maquininha e até empréstimos. Diferentemente dos bancos tradicionais, costumam ter menos agências físicas e operar de forma mais ágil por aplicativos e plataformas online.

Imagem reproduzida da Internet


Compartilhe:
[10] [11]