- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Celso de Mello arquiva inquérito contra Aloysio Nunes

Está no site Congresso em Foco

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello arquivou hoje (segunda, 11) inquérito aberto para apurar a suposta doação via caixa dois ao ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, em 2010. A investigação teve origem na delação premiada de Ricardo Pessoa, ex-executivo da empreiteira UTC.

Em seus depoimentos, Pessoa afirmou ter acertado doação de R$ 500 mil à campanha do atual ministro das Relações Exteriores em 2010.

Celso de Mello arquivou a investigação atendendo a pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Há duas semanas, Raquel recomendou o arquivamento por entender que os delatores não apresentaram provas para corroborar os depoimentos e não há dados suficientes para embasar o processo criminal.

“A autoridade policial no seu relatório final reconhece que as afirmativas constantes do termo de colaboração de Ricardo Ribeiro Pessoa, especificamente em relação à suposta doação em espécie à campanha de Aloysio Nunes Ferreira em 2010, não foram corroboradas por outros elementos de prova suficientes a comprovar a materialidade e a autoria das infrações investigadas, e, por isso, não há elementos para deflagrar ação penal”, argumentou Dodge.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Pedro França / Agência Senado

Share Button [1]