- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Cenário sombrio com nuvens carregadas na política brasileira

Não sou vidente, mas prevejo um cenário sombrio e com nuvens carregadas na política brasileira com reflexo na sociedade. Num ano de eleições isso é muito ruim. Sugere insegurança, a ponto do ministro da Defesa, Raul Jungmann, dizer nesta segunda-feira (19) que as operações de intervenção militar no Rio de Janeiro vão precisar de mandados de busca e apreensão coletivos.

Ele explicou que os mandados coletivos vão abranger, em vez de um endereço específico, uma área inteira, como uma rua ou um bairro. Segundo Jungmann, esse tipo de medida será necessária porque a “realidade urbanística” do Rio de Janeiro favorece o deslocamento de eventuais alvos dos mandados.

Não deixa de ser um regime de exceção, uma medida extrema que aparentemente pode visualizar segurança à população carioca, mas que ao mesmo tempo pode significar temor tendo em vista que, embora o governo diga que a intervenção militar vai se restringir única e exclusivamente ao Rio de Janeiro, ao menos até dezembro, pode sim se estender a outros estados que vivenciam problemas de insegurança pública. E aí a coisa pode tomar dimensões maiores.

Isso certamente pode refletir nas eleições presidenciais e de governadores, não tenho dúvida disso. A classe política, já tão desgastada, pode pagar um preço muito alto pela situação que o país chegou. A fatura disso já começa a ser cobrada com uma intervenção militar, com aprovação de grande parte da população num estado que foi literalmente quebrado pelo seu governador, falo de Sérgio Cabral, que surrupiou o tesouro estadual deixando o tacho vazio. Mas Cabral é só um exemplo de tantos outros.

A iminente prisão do ex-presidente Lula, embora ache que não vai ocorrer, pode ser a gota d`água para transbordar o balde. E acho que não vai ocorrer exatamente por isso. Estamos diante de um barril de pólvora e se Lula for preso o estopim pode ser aceso provocando uma série de acontecimentos imprevisíveis. O tom do carnaval carioca, sobretudo das escolas primeiros lugares do grupo especial demonstrou isso claramente. Não só isso. O Reinado de Momo foi marcado por protestos contra o governo Temer em várias capitais.

Fato é que há algo nos céus do Brasil e não são aviões de carreira e vale lembrar Chico Buarque com a música vai passar:

Vai passar
Nessa avenida um samba popular
Cada paralelepípedo
Da velha cidade
Essa noite vai
Se arrepiar
Ao lembrar
Que aqui passaram sambas imortais
Que aqui sangraram pelos nossos pés
Que aqui sambaram nossos ancestrais (…)

Esse filme eu já vi e não gostaria de vê-lo novamente!

Foto reproduzida da Internet

Compartilhe:
[1] [2]