- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Chapas homologadas, candidaturas postas. Falta agora discutir os problemas da cidade que são muitos

por Carlos Alberto Barbosa

As convenções para homologação de chapas e candidaturas a prefeito de Natal já estão oficializadas, falta agora começar a debater, de verdade, os problemas da cidade, tais como o trânsito caótico que perdura de administração para administração sem que o problema seja efetivamente resolvido, a mobilidade urbana, a “engorda” de Ponta Negra – assunto da moda na capital potiguar, as questões sociais envolvendo moradores de rua e residentes em comunidades menos favorecidas e meio ambiente.

O que se tem observado nessa pré-campanha é que esse tipo de discussão não está na pauta, ao menos da imprensa natalense, com maior parte da mídia tendenciosa. Esta semana mesmo se viu um desrespeito total a classe política, o que gerou um comentário pertinente do colega Erick Dias nas redes sociais: “Parece que a campanha em Natal será diferente, sem limite. Hoje resolveram expor a vida íntima de um pré-candidato a vice. Se o caminho for esse, será que alguém escapa imune? Acho que não é esse tipo de política que a população espera”, disse o colega, o que devo concordar.

A candidata a prefeita de Natal, deputada federal, Natália Bonavides (PT), inclusive, foi objeto de indagações que fogem ao debate sobre a cidade do Natal, num programa jornalístico de rádio. Natália foi abordada sobre o que achava de uma declaração do filho do presidente Lula sobre Janja, primeira-dama do país. Também foi abordada sobre igualdade de gênero. Ou seja, numa clara intenção de colocar a candidata petista em situação “vexatória”, o que não foi bem sucedido. Natália respondeu todas as perguntas como devem ser respondidas, sem titubear.

E quando falo que a maior parte da imprensa natalense é tendenciosa, aproveitando-se do fato do eleitor da capital potiguar ser conservador, o jornal Tribuna do Norte, do suplente de senador Haroldo Azevedo (PP), atualmente exercendo o cargo por Rogério Marinho (PL) está licenciado para fazer proselitismo político nas redes sociais para seus aliados, destacou em reportagem que o bom saldo de empregos no RN se deve ao corte no ICMS em 2024 por aqui e pelo plano diretor de Natal. O fato é que os dados dizem o contrário. O RN foi o quarto no Nordeste em criação de empregos, ressaltando que todos do NE elevaram o ICMS de 18% pra 20%. Como Haroldo Azevedo é empresário e pretenso candidato a governador do Rio Grande do Norte, na sucessão da petista Fátima Bezerra, e como apoia o deputado Paulinho Freire (União Brasil) a prefeito de Natal, justifica-se a reportagem. Talvez tenham usado a Inteligência Artificial para elaborar a matéria e por isso se equivocaram.

Fato é que o eleitor (a) natalense tem que está atento e não se deixar levar pelas “armadilhas” colocadas pela imprensa comprometida com o conservadorismo. Entrevistas e debates têm que ser sobre os problemas crônicos vivenciados pela cidade e não levar para o lado ideológico ou pessoal dos candidatos. Isso não contribui em nada para a democracia nem interessa à população.

Imagem reproduzida das redes sociais

Compartilhe:
[1] [2]