- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Chefe da Secom de Bolsonaro recebe dinheiro de emissoras e agências

Está no Jornal GGN

O chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), Fabio Wajngarten, recebe dinheiro de agências de publicidade e emissoras de TV contratadas pela secretaria, ministérios e estatais do governo Jair Bolsonaro.

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo [1], o pagamento é feito à FW Comunicação e Marketing, empresa em que Wajngarten segue como sócio principal desde que assumiu a Secom, em abril de 2019. O secretário possui 95% das cotas da empresa e sua mãe, Clara Wajngarten, outros 5%, segundo dados da Receita e da Junta Comercial de São Paulo.

A FW oferece um serviço conhecido como Controle da Concorrência, além de elaborar estudos de mídia para TVs e agências, incluindo mapas de anunciantes do mercado e o chamado checking (averiguar se peças publicitárias contratadas foram veiculadas).

A empresa de Wajngarten possui contratos com pelo menos cinco empresas que recebem dinheiro do governo, entre elas as emissoras Band e Record, cujas participações na verba publicitária da Secom tem aumentado.

A legislação brasileira proíbe que os integrantes da cúpula do governo de manter negócios com empresas ou pessoas físicas que venham a ser influenciadas por suas decisões. A prática é um sinal de conflito de interesses e pode representar improbidade administrativas, sob risco de demissão do agente público.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Share Button [2]