- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Cloroquina pra quem tem transtorno pisicótico

“Cloroquina, cloroquina, cloroquina lá do SUS, eu sei que tu me salvas em nome de Jesus”, cantaram os apoiadores do Messias que levam o ódio no coração e sofrem de transtorno psicótico. Bolsonaro, não esqueçamos, é defensor intransigente do uso da cloroquina pra combater o coronavírus.

Assim, como Bolsonaro, seu discípulo, Trump insiste em fazer publicidade de um remédio específico como a cura para o Covid-19, embora médicos e pesquisadores tenham dúvidas sobre a utilidade do remédio ou seus efeitos colaterais em pacientes da doença.

Aliás, o jornal americano The New York Times investiga relações de Trump com laboratórios de cloroquina. Se a hidroxicloroquina se tornar um tratamento aceito, várias empresas farmacêuticas terão lucro, incluindo acionistas e executivos seniores com conexões com o presidente americano. O próprio Trump tem interesse financeiro pessoal na Sanofi, a farmacêutica francesa que fabrica o remédio.

Aqui no Brasil os fanáticos seguidores de Jair Messias Bolsonaro agora também levantam a bandeira da cloroquina e quem é contra é comunista. Dois ministros da Saúde já caíram fora do governo por discordar do Messias – Luis Henrique Mandetta e Nelson Teich – enquanto o país vê o número de vítimas da Covid-19 aumentar diariamente.

Nos bastidores, porém, auxiliares do presidente admitem que a ideia é que o general Pazuello, que ocupa interinamente a pasta da Saúde, assine a mudança no protocolo da cloroquina – como quer Bolsonaro – pois o governo tem sido alertado de que nenhum médico de renome concordará com a ideia.

É como bem disse a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, na sua conta pessoal no twitter: “a saída de dois ministros da saúde em menos de um mês e, o mais grave, em plena pandemia, nos deixa estarrecidos e preocupados com o futuro do nosso país. O que está acontecendo no Brasil não se vê em lugar nenhum do mundo: um governo mergulhado em uma crise política e que deixa em segundo plano, o que deveria ser seu principal dever no momento: o cuidado e a proteção com a saúde das pessoas”.

Repito o que já dissera em editorial aqui no Blog: neste momento se faz necessário, mais do que nunca, alertar a população da importância da mudança comportamental ficando em casa e saindo a rua em caso de extrema necessidade. Percebe-se claramente que nos últimos dias houve um relaxamento no isolamento. Não é hora pra isso. Desacreditar os estudos realizados por especialistas é um desserviço à sociedade, como alguns vêm fazendo e até “jornalistas” que têm o papel fundamental, neste momento, de esclarecer a população sobre os perigos desse vírus que tem levado milhares a morte em todo o mundo.

Fingir que está tudo sob controle e debochar de estudos sérios com base científica, quando se percebe que o número de casos confirmados da Covid-19 aumenta em todo o país e, claro, também no Rio Grande do Norte, só faz sustentar o argumento de que a doença não passa de “uma gripezinha”, enquanto o coronavírus se alastra por todo o planeta.

Deixem os que sofrem de transtorno psicótico defenderem a cloraquina como prega o Messias deles. Hoje o remédio mais eficaz para evitar a contaminação é o isolamento social. Aliás, evitar a contaminação do coronavírus e dos que sofrem de transtorno psicótico, a bem da verdade.

Foto: Valor/O Globo

Share Button [1]