Está no g1
O conclave, votação dos cardeais da Igreja Católica para eleger um novo papa, começará dia 7 de maio, anunciou o Vaticano [1] nesta segunda-feira (28).
A decisão foi tomada durante uma reunião a portas fechadas de cardeais nesta segunda-feira (28) que durou cerca de três horas e meia. A reunião, chamada Congregação Geral, é a quinta realizada desde a morte de Francisco. Cerca de 180 cardeais estavam presentes na congregação, dos quais pouco mais de 100 são aptos a participar do conclave, segundo o Vaticano.
Os cardeais também decidiram pelo fechamento para o público da Capela Sistina [2], que receberá o conclave, para iniciar os preparativos da votação.
O conclave começará após o final da Novendiales, período de luto de nove dias por conta da morte do papa Francisco [3] que teve início no sábado após seu sepultamento [4].
Segundo o Vaticano, o conclave terá início já na manhã do dia 7, com uma missa chamada “Pro Eligendo Romano Pontifice (“Pela eleição do Pontífice Romano”, em português), na Basílica de São Pedro. À tarde, os cardeais entrarão na Capela Sistina para iniciar a votação.
Foto reproduzida da Internet