- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Depois do petróleo, Bolsonaro pressiona para baixar conta de luz, de olho na eleição de 2022

Está no site Brasil 247

De olho na eleição presidencial de 2022, Jair Bolsonaro pressiona as equipes econômica e de energia para baixar a conta de luz. O objetivo é usar R$ 70 bilhões de um fundo setorial e tributos federais para reduzir tarifas. De acordo com estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), neste ano, o reajuste tarifário será de cerca de 13% este ano. A informação foi publicada pelo jornal Folha e S.Paulo [1].

Bolsonaro afirmou, no sábado (20), que vai “meter o dedo na energia elétrica”. “Assim como eu dizia que queriam me derrubar na pandemia pela economia fechando tudo, agora resolveram me atacar na energia”, disse Bolsonaro a apoiadores em Brasília (DF).

De acordo com assessores do Planalto, o governo estuda transferir R$ 20 bilhões para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um fundo setorial financiado por consumidores para criar políticas públicas, como redução de tarifas, especialmente para os mais pobres.

Pesquisa Datafolha no final de janeiro mostrou aumento de oito pontos percentuais (p.p) na reprovação ao governo Bolsonaro, que chegou a 40%, nove pontos acima da aprovação (que recuou de 37% para 31%).

O aumento da inflação é um dos fatores que põe em xeque a popularidade de Bolsonaro. A tentativa de baixar a conta de luz também veio após a Petrobrás anunciar, na quinta-feira (18), reajustes de 10,2% e 15,1% para gasolina (o quarto deste ano) e para o diesel (terceiro de 2021), respectivamente.

Foto reproduzida da Internet

Share Button [2]