- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Driblando a democracia, por Tereza Cruvinel

Está no site Brasil 247

A jornalista Tereza Cruvinel observa que assim como a guerra cibernética acabou resultando na eleição do presidente dos EUA, Donaldo Trump, “da mesma forma, a campanha de Bolsonaro driblou a democracia brasileira e fraudou o princípio das eleições livres no primeiro turno, intoxicando milhões de mentes com disparos pelo WhatsApp”. Para ela, “tão grave interferência no processo, ilicitamente financiada, exige solução cirúrgica, com anulação do pleito ou impugnação da candidatura favorecida, dentro da legalidade”.

A jornalista observa que “o financiamento indireto de atividades de campanha por empresas é crime eleitoral. Mas as práticas descobertas vão muito além. O uso da máquina de mentiras do WhatsApp para influenciar eleitores constitui um crime contra a democracia. Para ela, com uma nova ameaça de uma enxurrada de mensagens do gênero voltarem a serem disparadas pouco antes do segundo turno, o TSE “terá que mostrar força, agilidade e coragem. O processo de impugnação levaria tempo. A anulação seria traumática, mas extirparia o mal”.

Em sua análise, ela ressalta que “partidos e candidatos derrotados lavaram as mãos, deixando o PT às voltas com o monstro autoritário, mas agora está claro que, se não for abatido, ele vai devorar não apenas o PT”.

Leia a íntegra no Jornal do Brasil [1].

Share Button [2]