- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Editorial

Invasão do Parque das Dunas: Agora vai!

Parece que agora a invasão do Parque das Dunas, área de preservação ambiental e considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, localizada no Morro do Tirol, em Natal (RN), terá finalmente um fim, após longos anos de promessa para a retirada das 76 famílias que moram dentro do parque ilegalmente. O Blog obteve informação que nesta quinta-feira (15), uma equipe da Cosern [Companhia de Serviços Energéticos do RN] esteve no local para começar a retirada da fiação e dos postes que se encontram no local que geravam energia para os invasores.

Na última terça-feira (13) o Ministério Público reuniu os moradores para informar sobre a relocação de 19 famílias que estão em área de risco no Parque das Dunas. Na verdade são 76, mas apenas 19 serão retiradas considerando que estas estão na encosta do morro. A solução é paliativa, até porque não são só as 19 famílias que residem na encosta que correm risco de vida em caso de chuvas fortes. As outras 57 também sofrem do mesmo perigo, além de contaminarem o lençol freático com o lançamento de dejetos humanos e provocarem a devastação do Parque.

Mas não deixa de ser uma boa medida a retirada das 19 famílias da encosta. Este Blog há tempos vem batendo nesta tecla e parece que desta vez o MP viu que a situação é séria depois do desastre no Morro do Bumba, em Niterói, na semana passada, vitimando dezenas de pessoas. No caso do Parque das Dunas já havia uma ação, inclusive, se arrastando há anos para a relocação das famílias invasoras. Mas só agora as medidas começam efetivamente a serem adotadas. Agora vai!

Compartilhe:
[1] [2]