Eu vim pra confundir e não para explicar
A máxima do Velho Guerreiro Aberlado Barbosa, o Chacrinha, “Eu vim pra confundir e não para explicar” aplica-se bem as últimas pesquisas de intenção de voto para o governo do Rio Grande do Norte. Neste sábado foram divulgadas três pesquisas. Uma da Consult, pelo jornal Diário de Natal, logo às primeiras horas da manhã, outra pelo vespertino Correio da Tarde, no caso a pesquisa Start, e a última, à noite, pela Band/Natal, a Vox Populi. Este um instituto de renome nacional.
Pois muito bem: Nas três pesquisas as diferenças da candidata que vem ocupando o primeiro lugar em todas elas na corrida a sucessão estadual – Rosalba Ciarlini (DEM) -, para os demais candidatos são discrepantes. Ou seja, as diferenças divergem em muito de uma pesquisa para outra quanto a diferença de números para se projetar um segundo turno.
Já disse que não costumo analisar pesquisas, até pelo fato das metodologias de cada instituto e o núemro de pesquisados serem diferentes. É fato inconteste que a pesquisa eleitoral retrata um momento da campanha. Contudo, apesar de ressalvar que os três institutos mencionados realizaram pesquisas em períodos diferenciados, embora com espaço de tempo diminuto e com universo de público diferente, o porcentual de cada uma delas em relação ao primeiro colocado para os demais é muito diferenciado.
Na Consult, por exemplo, a diferença de Rosalba para os demais candidatos para a possibilidade de segundo turno beira os 6%. Já na Start essa diferença é de 11%, e na Vox Populi 3%. Em qual delas o eleitor deve acreditar se o período das avaliações é muito próximo? Duas coisas me chamaram a atenção. Nas três pesquisas Rosalba Ciarlini cai e Iberê sobe. Esse é um fato. O outro é que na pesquisa Vox Populi, quatro candidatos, os chamados nanicos, subiram um ponto porcentual, quando em pesquisas anteriores não passavam de 0,5%. O que justifica esse crescimento?
Bem, levando-se em consideração as pesquisas anteriores dos mesmos institutos, a leitura que faço é que das avaliações do quadro eleitoral no estado divulgado ontem, a que mais se aproxima da realidade certamente é a da Consult. E aí, claro, deve-se levar em consideração a margem de erro de 2,3 pontos porcentuais para mais ou para menos.