A morte de bin Laden e suas consequências
O mundo amanheceu surpreso com a notícia da morte de Osama Bin Laden, anunciada já a zero hora de hoje (hora do Brasil), pelo presidente americano Barack Obama.
A morte do líder da organização terrorista al-Qaeda que vinha sendo procurado há dez anos principalmente pelas forças de coalizão lideradas pelos Estados Unidos, ao mesmo tempo que é um alívio pode significar também uma grande preocupação.
É certo dizer que haverá retaliações por parte dos seguidores de bin Laden. As agências de notícias já divulgam que o Movimento Taleban do Paquistão, braço do grupo radical islâmico no país, prometeu nesta segunda-feira vingar a morte do líder da aliada rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden. O grupo ameaçou atacar alvos americanos e do governo paquistanês.
O próprio Departamento de Estado americano emitiu neste domingo um alerta global de viagens a todos os cidadãos americanos depois da morte do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, advertindo sobre um “aumento potencial” da violência contra os EUA.
É correto afirmar ainda que a morte de bin Laden significa que não só os EUA ficarão em alerta geral a partir de agora, mas todo o Ocidente. Bin Laden morreu, mas deixou seguidores espalhados pelo Planeta.
Portanto, a morte de bin Laden poderá trazer consequências drásticas para o mundo ocidental. A conferir!