Os desafios de Carlos Eduardo Alves
O candidato do PDT à sucessão municipal na capital potiguar, ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) tem três grandes desafios pela frente: se desvencilhar da pecha de ficha-suja, tendo em vista Decreto Legislativo 1078/2012 que dispõe sobre a reprovação da prestação de contas do exercício financeiro de sua gestão em 2008 quando foi prefeito da capital do RN, se livrar da Ação que pede a impugnação do registro de sua candidatura solicitada ao TRE pela coligação “Natal olha pra frente” que dá sustentação a candidatura do concorrente deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e, claro e óbvio, vencer o pleito se possível já no primeiro turno.
Tais desafios não são tão fáceis de serem vencidos quanto se pensa. Uma campanha majoritária já é difícil por si só quando se disputa em nível de igualdade com os adversários. Imagine quando se disputa sub judice, caso de Carlos Eduardo Alves. E quanto mais a demora no julgamento do mérito da liminar que suspendeu o Decreto da Câmara Municipal, bem como da Ação que pede a impugnação do registro de sua candidatura, maior a tensão do candidato. Seria mais confortável à Carlos Eduardo Alves saber do resultado destes dois casos. Em não sabendo fica o suspense.
Por outro lado, Carlos Eduardo Alves conta ao seu lado com a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) na condição de vice. Bom não esquecer que Wilma também sofre do “pânico” de poder se tornar uma ficha-suja. Aos olhos do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Wilma de Faria praticou improbidade administrativa quando prefeita de Natal ao utilizar a Procuradoria Municipal para representá-la judicialmente na Justiça Eleitoral durante o período das eleições. Wilma recorreu da sentença dada ainda em 2009 conforme consta no site do STJ, processo número REsp 908790 [1].
Como se observa, Wilma de Faria pode também se tornar uma ficha-suja a qualquer momento. Basta pra isso o STJ manter a decisão. Isso ocorrendo deixa Carlos Eduardo Alves em situação ainda mais delicada do que já está. Tanto Carlos Eduardo Alves quanto Wilma de Faria vivem momentos de grande expectativa quanto aos seus destinos nesta campanha eleitoral.
Difícil acreditar que os dois estejam tranquilos e que o céu seja de brigadeiro para ambos em face das pesquisas de intenção de voto que mantém o pedetista em primeiro lugar. Pesquisas são efêmeras, decisões judiciais não. É preciso está atento aos fatos. Morosidade nos julgamentos levam a momentos de tensão. E neste momento o sinal está amarelo para Carlos Eduardo Alves e sua companheira de chapa.