- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Editorial

liberdade de expressão, censura ou embargo?

Uma charge publicada hoje no blog (clique Aqui [1] para ver), bem como a presença na Câmara dos Deputadas, convidada que foi por um parlamentar de oposição, me motivou a retomar o assunto  Yoani Sánchez, a blogueira cubana que tanto tem incomodado os ativistas brasileiros pró-Cuba, que me parecem são contra a liberdade de expressão e estão censurando e até mesmo promovendo um embargo contra o documentário  “Conexão Cuba”,  dirigido pelo cineasta brasileiro Dado Galvão. A exibição do filme em Feira de Santana (BA), que traz uma entrevista com Yoani, foi cancelada na noite de segunda-feira provocado pelos ativistas de “esquerda”.

Burrice pura. Talvez se nada disso tivesse ocorrido Yoani Sánchez, a jornalista cubana que critica o governo de seu país não estaria tendo tanto destaque na imprensa internacional. O pior. Até a oposição espertamente está se aproveitando da situação e colocando o PT numa “saia justa”. Sim, digo PT porque os ativistas pró-Cuba são petistas e também do PCdoB.

A ida da blogueira à Câmara provocou um tumulto na Casa com a suspensão de uma sessão para recebê-la. No fim das contas o documentário “Conexão Cuba” acabou sendo exibido. Yoani Sanchéz certamente não contava com tanto ibope na sua vinda ao Brasil. 

Mas, como diz o jornalista Zuenir Ventura, em artigo publicado nesta quarta-feira (20) em O Globo, em vez de reclamar dos furiosos protestos que a impediram até de falar, ela deu uma lição de tolerância democrática, preferindo ver no episódio, que em Cuba só é possível quando a favor do governo, uma manifestação de liberdade de expressão a ser comemorada e desejada: “Quero essa democracia no meu país.”

Caro leitor: a blogueira cubana vai tirar proveito dessa viagem ao Brasil. Quando chegar à Cuba, sua terra Natal, vai poder dizer em seu blog, o “Geração Y”, que no Brasil, sim, há liberdade de expressão, embora haja também censura e até mesmo embargo, como o que os Estados Unidos fazem na ilha caribenha. E isso os ativistas pró-Cuba não vão poder dizer o contrário.

PS: Bem entendido. a censura e o embargo partiram dos ativistas pró-Cuba

Charge: Miguel, no Jornal do Commércio (PE)

Compartilhe:
[2] [3]