- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Editorial

O PT e as pesquisas internas

A direção nacional do PT fala em pesquisa interna para a eleição majoritária no Rio Grande do Norte. Segundo as informações o pré-candidato a governador Robinson Faria (PSD) estaria empatado tecnicamente com o seu oponente Henrique Eduardo Alves (PMDB). Segundo a pesquisa petista Henrique sofre um alto índice de rejeição, o que não é nenhuma novidade. Por outro lado, Faria até bem pouco empo era tido como o candidato que só tinha votos no Agreste potiguar. Sugere-se a esse empate técnico ao que se convencionou chamar de “acordão” envolvendo Alves, Faria (de Wilma) e Maia para dar sustentação política a candidatura de Henrique.

Não duvido de que isso possa mesmo está ocorrendo, mas a pesquisa foi encomendada pelo PT, partido que deverá se coligar com o PSD de Robinson Faria indicando a deputada federal Fátima Bezerra ao Senado. Naturalmente o objetivo não foi aferir a intenção de voto para governador e sim para o Senado, porquanto o interesse maior do PT é a eleição de Fátima. É preciso saber o que diz a pesquisa sobre a intenção de voto para o Senado, visto que Fátima Bezerra está na disputa com Wilma de Faria (PSB) para uma única vaga a senatória;

Acaso Fátima esteja a frente de Wilma já justifica o crescimento de  Robinson, pois que só o discurso contra o “acordão” e o alto índice de rejeição de Henrique não levaria a isso tão repentinamente, até porque até bem pouco tempo o PT desejava uma aliança com o PMDB. Assim sendo, o discurso do acordão não vale para o crescimento de Robinson. Mais provável aí seria o crescimento de Fátima Bezerra diante de Wilma de Faria, o que não se sabe até agora, pelo menos além PT.

A eleição suplementar para prefeito em Mossoró, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, e que ocorrerá no dia 4 de maio, deverá certamente sinalizar melhor o quadro sucessório no estado. Diria que pode servir como termômetro para a campanha majoritária com vistas ao pleito de outubro, pois que o PSD terá candidato a prefeito – Francisco José Silveira Júnior, prefeito tampão – assim como o PSB – deputada Larissa Rosado – que contará com o apoio dos Alves. O resultado do pleito servirá como balizamento da campanha sucessória no estado, considerando até que Mossoró é um feudo dos Rosado e que uma vitória do PSD é significativa para as intenções de Robinson Faria.

Fato é que, com base nas informações do PT, de que Robinson Faria estaria empatado tecnicamente com Henrique Alves na corrida sucessória ao governo do Rio Grande do Norte, já está mais do que na hora de uma nova pesquisa de intenção de voto com os nomes de Robinson, Henrique e até mesmo a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que não sabe ainda se será candidata a reeleição. Para Faria, volto a dizer o que já disse em outra ocasião, seria melhor que Ciarlini disputesse o pleito.

A conferir!

Share Button [1]