- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Eleições 2026: coligações já delineadas no RN, com o candidato de Lula, o candidato das oligarquias e o candidato de Bolsonaro

por Carlos Alberto Barbosa

As eleições majoritárias no Rio Grande do Norte já estão com as coligações delineadas. De um lado, o atual secretário da Fazenda do Estado é o candidato petista à sucessão da governadora Fátima Bezerra (PT), candidata ao Senado. Cadu conta com o apoio do presidente Lula em seu palanque.

Pelas oposições temos o atual prefeito de Mossoró, segunda maior cidade do Estado, Allysson Bezerra (União Brasil) apoiado pelas oligarquias Maia e Alves, revivendo a velha política potiguar do atraso. Allysson, aliás, está tendo a sua candidatura comprometida depois do escândalo da propina na saúde municipal.

Ressalte-se que não é só Allysson que está envolvido no escândalo da propina. Outros prefeitos da Federação União Brasil/PP, também configuram na lista de supostos corruptos, como Leandro do Rego Lima(UB), de São Miguel e Júnior Evaristo (PP), de Paraú. Bom que se diga que o União Brasil no Estado está sob o comando do ex-senador José Agripino Maia, que agora tem ao seu lado o também ex-senador Garibaldi Alves (MDB) e o seu filho, o vice-governador Walter Alves (MDB) que rompeu com a governadora Fárima Bezerra para apoiar Allysson.

Já representando o bolsonarismo nato temos o pré-candidato a governador, ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) apoiado pelo senador Rogério Marinho (PL), que abdicou de ser candidato a governador alegando que vai coordenar a campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República. Muitos consideram que essa justificativa de Marinho foi uma saída honrosa para evitar uma derrota flagorosa nas urnas se saísse candidato ao governo do Estado.

Álvaro Dias quando prefeito de Natal determinou a realização das obras da engorda (ampliação da faixa de areia) da praia de Ponta Negra que acabou sendo um verdadeiro desastre. Basta uma chuva de grande intensidade que se formam verdadeiras lagoas nas areias da praia, fora o cascalho que restou, acabando com o principal cartão postal da cidade do Natal.

Portanto, teremos nas eleições para governador este ano no Rio Grande do Norte, o candidato do presidente Lula, Cadu Xavier (PT), o candidato das oligarquias se tudo não der errado diante do escândalo que está envolvido, Allysson Bezerra(UB) e o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso na Papudinha em Brasília por tentativa de golpe de Estado, Álvaro Dias.

Cabe ao eleitor (a) escolher quem melhor pode representá-lo nestas eleições com vistas a governar o Rio Grande do Norte nos próximos quatro anos. Aquele que ajudou a colocar os salários dos servidores públicos em dia pagos dentro do mês trabalhado, no caso o secretário da Fazenda Cadu Xavier, aquele que está envolvido num esquema de propina segundo a Polícia Federal, Allysson Bezerra (União Brasil), ou aquele que acabou com o principal cartão postal da capital potiguar, Álvaro Dias (PP).

Foto reproduzida da Internet

Compartilhe:
[1] [2]