Política

Em discurso na ONU, Araújo ataca o multilateralismo, omite parceria com a China e diz que desemprego está `sob controle´

Está no site Brasil 247

O chanceler brasileiro Ernesto Araújo utilizou-se mais uma vez do palanque mais alto da diplomacia internacional para defender conceitos mais adeptos ao século passado do que uma situação de pandemia exige. Em evento extraordinário na ONU, Araújo rompeu o tom de apoio ao multilateralismo, insistindo em sua linha de “defesa da soberania nacional”.

Em discurso, ele disse que a crise deve ser enfrentada “por nações individuais, agindo de forma coordenada”. Para ele, apenas o “trabalho nacional” e a “coordenação entre nações” vão solucionar a pandemia, e não “clichês bonitos como ‘o mundo precisa de mais multilateralismo’”.

Além disso, Araújo omitiu de sua fala a parceria entre a China e o Instituto Butantan que trará a CoronaVac ao Brasil. O chanceler fez referência à parceria com a AstraZeneca, mas se referiu apenas a acordos com “laboratórios estrangeiros” quando tratava do Instituto Butantan. 

Por fim, Araújo defendeu o papel do governo em atuar em uma suposta recuperação econômica no Brasil, dizendo que o desemprego está “sob controle”. No entanto, no início desta semana, o IBGE revelou que o desemprego em outubro bateu o recorde durante a pandemia.

As falas foram extraídas da coluna de Jamil Chade, no Uol.

Foto reproduzida da Internet

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com