- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Em reunião, Temer pede prioridade para Porto de Santos e constrange integrantes do governo

Está no Blog da Andréia Sadi

O presidente Michel Temer tem demonstrado otimismo ao seu grupo mais próximo de aliados em relação ao desfecho da greve dos caminhoneiros [1], que já dura uma semana.

Na noite deste sábado (26), após passar o dia no Palácio do Planalto com aliados em reuniões, Temer esticou no Palácio do Jaburu um petit comité: reuniu-se com os ministros Eliseu Padilha (MDB-RS) e Moreira Franco (MDB-RJ).

Padilha, que já foi ministro dos Transportes no governo Fernando Henrique Cardoso, tem sido um dos principais porta-vozes do governo nesta crise. Já Moreira Franco, ministro de Minas e Energia, chamou a atenção de emedebistas pela ausência no auge da crise.

Motivo: Moreira é o principal conselheiro de Temer. Mas, ontem, o ministro foi até a residência oficial do presidente para o encontro do trio. Ficaram por lá das 21h30 às 23 horas.

O presidente Temer aposta em um acordo [2] neste domingo (27) para encerrar a greve. Tanto acredita num acordo que tem planos de viajar no começo da semana para a capital paulista.

Acredita também que o clima de Copa do Mundo, que começa em junho, vai ajudar a distensionar o ambiente político.

Na segunda reunião deste sábado (26), no Palácio do Planalto, Temer surpreendeu aliados. Ele pediu prioridade para desobstruir o Porto de Santos [3], interditado também pela greve. Temer justificou que o desbloqueio do porto causaria uma grande repercussão internacional.

Integrantes do governo que relatam o pedido se mostram constrangidos. Lembram que o presidente é vinculado à imagem do Porto de Santos porque o emedebista é apontado como um dos políticos com maior influência na área.

E, desde 2017, passou a ser alvo de um inquérito no STF [4] que investiga exatamente a influência do presidente no setor.

Mas, na reunião, não houve reação. Só depois.

Foto: Alan Santos/Presidência da República

Share Button [5]