Está no Blog da Ana Flor
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira [1], e o secretário de estado dos Estados Unidos [2], Marco Rubio [3], delinearam, durante reunião na Casa Branca nesta quinta-feira [4](16), que o encontro entre os presidentes Lula [5] e Donald Trump [6] deve ocorrer em novembro.
Na reunião, segundo interlocutores, não houve conversa aprofundada sobre temas específicos, mas ficou definido que as assessorias dos dois países vão levantar seus interesses para levar à mesa de negociações.
Segundo fontes a par do encontro, Rubio foi “extremamente cordial” com Mauro Vieira e com a delegação brasileira.
A reunião durou cerca de uma hora e quinze minutos. Na maior parte do tempo, outros assessores participaram. Durante 15 minutos, Vieira e Rubio ficaram a sós.
O pano de fundo do encontro foi o tarifaço de 50% aplicado pelo governo do presidente Donald Trump a uma série de produtos do Brasil.
A reunião entre Rubio e Vieira ocorre na semana seguinte ao telefonema entre o presidente Lula e o presidente Donald Trump [7].
O encontro desta quinta é visto como mais uma etapa na distensão da relação entre os dois governos. A reunião foi a portas fechadas, a imprensa não pôde acompanhar.
Após a reunião, Vieira fez uma declaração à imprensa, na qual afirmou que a reunião foi “muito produtiva” [8].
*Ana Flor é jornalista e comentarista da GloboNews
Imagens reproduzidas da Internet