- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

EUA usam Colégio Eleitoral em vez do voto popular na eleição para presidente; saiba o porquê

Está no g1

O presidente dos Estados Unidos [1] não é eleito diretamente pelo voto da população. Quem o elege é, na verdade, um Colégio Eleitoral, formado por 538 delegados. A explicação para o país adotar esse sistema tem raízes históricas ainda no século 18, quando, no contexto da época, era praticamente impossível a realização de uma votação popular nacional para escolher um presidente.

👉 O tamanho do país e as dificuldades de comunicação fizeram com que, então, os legisladores que elaboraram a Constituição dos EUA em 1787 decidissem por esse sistema.

O objetivo era preservar o papel constitucional dos estados nas eleições presidenciais e equilibrar o processo, garantindo que diferentes perspectivas e necessidades regionais fossem consideradas. Os estados menores, por exemplo, ganharam poder de voz e certa igualdade frente aos maiores.

Clique aqui [2]para ler a reportagem completa

Imagens reproduzidas da Internet

Compartilhe:
[3] [4]