Política

Flagrado com dinheiro na cueca, senador Chico Rodrigues pede afastamento por 90 dias

Está no Blog da Andréia Sadi

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) pediu afastamento do cargo de senador por 90 dias, segundo o blog apurou. O pedido foi feito na manhã desta terça-feira (20).

Aliados do senador passaram a segunda-feira (19) costurando um acordo para que o senador — flagrado com dinheiro na cueca, durante operação policial na semana passada — se licenciasse.

Nas conversas reservadas, segundo o blog apurou, Chico Rodrigues ouviu de políticos aliados que o Supremo Tribunal Federal (STF) deve ratificar a decisão do ministro Barroso que o afastou do mandato. E, após essa decisão, “ficará difícil” para Davi Alcolumbre comprar essa briga com o STF e colocar em votação a análise da decisão de toda a corte.

Motivo: enquanto a decisão é monocrática, ou seja, do ministro Barroso, senadores avaliam que a decisão — se submetida ao plenário do Senado — pode ser derrubada. Mas não quando a decisão for ratificada pela maioria do STF.

Aliados dele, ouvidos pelo blog e que participaram das conversas, afirmam que ele “está consciente” de que precisa se afastar. Com isso, garante também que será poupado — por ora — no Conselho de Ética, já que existem outros processos na fila para serem analisados e os senadores não querem mexer com os casos, para evitar desgastes para os alvos e para a imagem do Senado.

Para se licenciar, Rodrigues tenta desde ontem costurar a garantia de que, se ele sair, o Senado não submeterá ao plenário o seu afastamento após a decisão do STF. Entre seus argumentos, alega “perda de objeto”.

Outra discussão que estava em aberto ontem é o tempo do afastamento. Isso porque, dependendo do tempo, quem assume é o seu suplente, que vem a ser o próprio filho — o que gera mais um desgaste para a imagem pública do senador.

Porém, a pressão é para que Chico se afaste por 120 dias, período em que o suplente é convocado.

Já o senador cogitou se licenciar por menos tempo, assim, o suplente não seria convocado.

Foto reproduzida da Internet

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com