- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Gestão da Sesap reativa Mesa de Negociação Permanente do SUS

Com o objetivo de reativar a Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS (MENP/SUS-RN), que não funcionava desde 2017, o secretário de estado da Saúde Pública, Cipriano Maia, coordenadores e técnicos da Sesap reuniram-se com representantes do SindSaúde e demais entidades sindicais dos trabalhadores da Saúde no RN, nesta segunda-feira (11).

A Mesa é um espaço formal de negociação coletiva, no qual são debatidas e pactuadas questões referentes às relações e condições de trabalho no Sistema Único de Saúde. Dessa forma, “a retomada da mesa busca contribuir para o alcance de melhorias nos níveis de resolutividade e de qualidade dos serviços prestados à população”, explicou a secretária executiva da mesa, Ziza Bezerra.

Na reunião, foi feito um panorama histórico dos trabalhos realizados pela MENP/SUS-RN, cuja criação se deu em dezembro de 2005, tendo sido várias vezes desativada, o que gerou descontinuidade das ações, como também um descrédito por parte dos trabalhadores sobre o papel/atuação da Mesa na gestão dos conflitos inerentes às relações de trabalho. Assim, sua retomada tem por objetivo restabelecer o diálogo com as entidades representativas dos trabalhadores de forma transparente, democrática e efetiva.

Foto: ascom/Sesap

Share Button [1]